Brasil

Óculos de sol durante o ano todo: Qual cor ideal de lente?

É verdade que, fora do verão, a radiação solar é menor

Da redação

Terça - 20/07/2021 às 09:14



Foto: Divulgação Óculos
Óculos

O inverno já obrigou a uma mudança no nosso guarda -roupa: roupa, cama, sapatos... E os acessórios? Por exemplo, óculos de sol. Sim! Embora sejam os reis do verão, isso não significa que não sejam úteis e necessários nas outras estações do ano.

Mas sejam quais forem os seus motivos para usá-los, com grau ou apenas para ter uma aparência melhor, é preciso saber que nem todas as lentes são iguais e que sua cor e o tipo de filtro também contam para cuidar dos olhos.

Por que usar óculos de sol o ano todo?

Existem razões convincentes para continuar usando óculos de sol além do verão. No inverno, o uso desse acessório é altamente recomendado porque ainda há radiação solar. Além disso, no outono e no inverno, o vento e o frio ressecam muito os olhos, por isso é uma boa opção para protegê-los.

É verdade que, fora do verão, a radiação solar é menor. Mas isso não significa que não possa machucar nossos olhos. Ao contrário. A radiação menos intensa é compensada pela menor altura do sol: sendo mais baixa, a luz do sol nos atinge mais diretamente e pode causar danos a visão.

A cor das lentes importa?

Existe uma grande variedade de cores de óculos de sol e muitas vezes é tentador escolhê-los com base em critérios estéticos. Porém, também é conveniente levar em consideração as características e prescrições específicas de cada cor.

A cor dos óculos de sol deve ser escolhida de acordo com o uso que se vai dar, porque não só devem nos proteger, mas devem permitir que enxerguemos bem. 

Então, com base no que escolhemos uma ou outra cor das lentes dos óculos de sol?

Castanho. São os mais indicados para a prática de esportes ao ar livre, pois não alteram a percepção das cores e reduzem o cansaço visual, pois melhoram o contraste e filtram a radiação azul. Esta cor também é recomendada para pessoas operadas de catarata ou cirurgia refrativa e pessoas com miopia.

Cinza. São os mais versáteis, pois alteram menos a percepção das cores e são adequados para todos os tipos de situações. As lentes cinza reduzem o cansaço visual, tornando-as ideais para dirigir.

Verde. São indicados para esportes náuticos e de inverno, pois reduzem a luminosidade sem interferir na clareza da visão e alteram minimamente a percepção das cores. Eles são adequados para hipéropes.

Amarelo. Eles oferecem grande brilho e contraste, embora não sejam adequados como lentes solares. Eles podem ser usados em condições de pouca luz, como dirigir ao amanhecer, anoitecer ou quando há neblina. Eles podem ser adequados para algumas doenças da retina.

Laranja. Também não são recomendados para uso solar, apenas em dias com céu nublado, neblina ou pouca luz, e até mesmo para dirigir à noite. Essa cor aumenta o contraste mais do que os óculos de lente amarela.

Dirigir é uma das atividades em que uma boa escolha da cor dos óculos é essencial. Se escolhermos a cor errada, nossa percepção dos tons exteriores é alterada, o que pode levar a um acidente de trânsito. Por isso, as cores mais recomendadas para dirigir são as mais neutras: cinza e verde. E o filtro polarizado também é recomendado, o que aumenta ainda mais o contraste e a nitidez.

Acesse o site da Óculospramim e escolha seu novo óculos de sol de acordo com as dicas que foram dadas acima.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: