Brasil

ESTADO DE SAÚDE

Na UTI, Bolsonaro "não tem expectativa de evolução rápida", diz médico

Médico Cláudio Birolini afirma que recuperação será lenta e que primeiras 48h são críticas

Da Redação

Segunda - 14/04/2025 às 10:04



Foto: CNN Médico-chefe Cláudio Birolini durante coletiva sobre estado de saúde de Jair Bolsonaro
Médico-chefe Cláudio Birolini durante coletiva sobre estado de saúde de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, após passar por uma cirurgia de emergência para desobstrução intestinal nesse domingo (13). De acordo com o médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, não há expectativa de evolução rápida.

“Não há grandes expectativas de uma evolução rápida. A gente precisa deixar o intestino dele descansar, desinflamar, retomar sua atividade, para só depois pensar em alimentação por via oral”, declarou Birolini a jornalistas nesta segunda-feira (14).

Bolsonaro foi transferido no sábado (13) para Brasília, após passar mal no Rio Grande do Norte na sexta-feira (12), apresentando quadro de retenção intestinal. Segundo os médicos, a causa está ligada às sequelas da facada sofrida em 2018, durante a campanha eleitoral, que já o levou a diversas intervenções cirúrgicas.

Durante a cirurgia, a equipe médica constatou que o quadro já se estendia há algum tempo: “O intestino dele estava bastante ‘sofrido’, o que nos leva a crer que ele já vinha com esse quadro há alguns meses”, afirmou o cirurgião.

O médico ainda destacou que o momento exige atenção redobrada: “Agora, nós temos essa primeira fase do pós-operatório, que são essas primeiras 48 horas, que são bastante críticas. Depois das 48 horas, a gente entra em outra fase, que é um pouco mais tranquila”, explicou Birolini.

Fonte: Com informações da CNN

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<