Brasil

ALERTA TEMPESTADE

Inmet emite alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul

Estado enfrenta risco de chuvas fortes, ventos e granizo; inundações preocupam algumas regiões.

Teresinha Ferreira

27 de julho de 2026 às 06:57 ▪ Atualizado há 59 minutos

Ver resumo
  • O Inmet emitiu alerta amarelo para tempestades no Rio Grande do Sul no início da semana.
  • Previsão de chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40-60 km/h e possibilidade de granizo.
  • Alerta amarelo indica perigo potencial.
  • Alerta laranja permanecerá até quarta-feira (29) em todo o estado.
  • Alertas vermelhos para enchentes foram emitidos para Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas.
  • Há risco de cheias nos rios Uruguai, Jacuí, Sinos, Ibirapuitã, entre outros.
  • A Defesa Civil do RS tem um sistema de alertas com cinco níveis de perigo.

Agência Brasil Tempestade
Tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestades no Rio Grande do Sul, com previsão de impacto no início desta semana.

De acordo com o instituto, a segunda-feira (27) será marcada por chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h, e possibilidade de granizo. O alerta amarelo é considerado de perigo potencial dentro dos três níveis existentes.

O risco de inundações também é alto em algumas regiões. Até quarta-feira (29), o estado permanece em alerta laranja, enquanto áreas como Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas receberam alerta vermelho para enchentes.

Rios como o Uruguai, Jacuí, Sinos, Ibirapuitã e outros também apresentam risco de cheia, conforme identificado pelas autoridades. A Defesa Civil do RS utiliza um sistema de cinco níveis para alertas: verde, amarelo, laranja, vermelho e roxo, este último indicando inundações extremas.

Fonte: Agência Brasil