
O governo federal está estudando uma medida emergencial para ajudar os beneficiários do INSS que foram vítimas de fraudes e tiveram descontos indevidos em seus pagamentos. Segundo a CNN Brasil, uma das ideias é usar as agências dos Correios como locais de apoio presencial para atender esses segurados.
Essa proposta surge porque muitos aposentados e pensionistas têm dificuldade para usar a internet ou moram em lugares com pouca estrutura tecnológica. A ideia é que os Correios funcionem como uma extensão do INSS, permitindo que os beneficiários possam pedir de volta o dinheiro que foi tirado de forma errada.
O plano será discutido durante a semana em reuniões com representantes do INSS, dos Correios, do Palácio do Planalto e do Ministério da Previdência Social. O objetivo é criar um sistema que funcione rapidamente e ajude quem foi prejudicado.
Hoje, o INSS já tem parcerias com os Correios. Desde 2024, por exemplo, é possível pedir o benefício por incapacidade temporária em cerca de 2.600 agências da empresa. Essa estrutura já montada pode facilitar o atendimento, principalmente para pessoas que vivem longe dos grandes centros ou estão em situação vulnerável.
Além de aumentar o atendimento presencial, o governo também orienta que os segurados usem o aplicativo Meu INSS ou liguem para a Central 135 para verificar se houve algum desconto irregular. Na terça-feira (13), será possível consultar os extratos e, na quarta (14), quem tiver sido vítima de fraude poderá pedir o reembolso pelo aplicativo.
Fonte: Brasil 247