Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

Feira de Agricultura Familiar realiza debates sobre agroecologia no Sul do Piauí

Evento realizado em Corrente, iniciativa do campus do IFPI do município, uniu esforços direcionados às microproduções

Da Redação

Segunda - 13/05/2024 às 12:25



Foto: Divulgação/Governo do Piauí Divulgação
Divulgação

A 1ª Feira Agro Sul de Agricultura Familiar, realizada em Corrente, no sul do estado, reuniu agricultores, técnicos, acadêmicos, empresas e convidados de 9 a 11 de maio para debater e refletir sobre a agricultura familiar, os sistemas produtivos na região sul e as práticas da agrofloresta, culminando no 1º Encontro de Agroecologia. O evento foi uma iniciativa do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Corrente, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI).

Geminiano Viana e Aílson Medeiros, agentes de desenvolvimento da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), representando o Governo do Estado, proferiram palestras sobre o Programa de Valorização da Agricultura Familiar e a Quitanda da Agricultura Familiar, enfatizando a comercialização e organização da produção de alimentos por agricultores familiares.

Márcia Mendes, superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, discorreu sobre os projetos que a secretaria implementa para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí. O encontro ocorreu simultaneamente à Feira de Agroecologia do sul do Piauí, onde foram compartilhadas experiências de transição agroecológica para uma produção mais sustentável e saudável.

Márcia explicou que “essas palestras focaram no fortalecimento da agricultura, sistemas de produção, levando em conta a agroecologia e a questão ambiental. É uma maneira de mostrarmos para outras pessoas a importância de preservar o meio ambiente, sem agressões. Ouvimos as demandas da agricultura familiar para o Estado, de acordo com o pedido de cada agricultor, para integrar as ações da secretaria”.

A feira proporcionou a troca de experiências do campo com os projetos desenvolvidos no IFPI. Amanda Pacheco, ex-aluna do Instituto Federal e atual estudante de Zootecnia na Uespi, complementa a renda familiar com a agricultura. “Nossa produção inclui doce de leite, queijo e cocada. Eu e minha mãe trabalhamos juntas, começamos há cerca de seis anos e dependemos disso. A agricultura é o que me permite continuar meus estudos na faculdade em Corrente”, ressaltou a estudante.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: