Brasil

CONFAP e Fapepi lançam chamada da Iniciativa Amazônia+10

O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino

Da Redação

Segunda - 27/06/2022 às 19:15



Foto: Divulgação Amazônia+10
Amazônia+10

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tornaram  pública a Chamada de Propostas nº 003/2022 – Iniciativa Amazônia+10, que visa ao desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) na região da Amazônia Legal.

Além da Fapepi, outras 19 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) aderiram à Chamada de Propostas. Os investimentos totalizam mais de R$ 50 milhões. Pesquisadores do Piauí deverão atender também as diretrizes da Fapepi (Diretrizes).

O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

Os estudos apoiados no âmbito desta iniciativa deverão avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região propondo soluções de adaptação baseadas na comunidade, ou seja, desenvolvida conjuntamente com a população local, de forma a prioritariamente beneficiar e promover o bem-estar das populações da região de modo consistente e a longo prazo. 

A participação de formuladores de políticas públicas e investidores públicos e privados será incentivada em todos os projetos.

Veja a relação de *FAPs que aderiram à Chamada de Propostas e as respectivas diretrizes de cada Fundação:

FACEPE – Pernambuco (Diretrizes);
FAPAC – Acre (Diretrizes);
FAPDF – Distrito Federal (Diretrizes);
FAPEAL – Alagoas (Diretrizes);
FAPEAM – Amazonas (Diretrizes);
FAPEAP – Amapá (Diretrizes);
FAPEG – Goiás (Diretrizes);
FAPEMA – Maranhão (Diretrizes);
FAPEMAT – Mato Grosso (Diretrizes);
FAPEPI – Piauí (Diretrizes);
FAPERGS – Rio Grande do Sul (Diretrizes);
FAPERJ – Rio de Janeiro (Diretrizes);
FAPERO – Rondônia (Diretrizes);
FAPES – Espírito Santo (Diretrizes);
FAPESC – Santa Catarina (Diretrizes);
FAPESP – São Paulo (Diretrizes);
FAPESPA – Pará (Diretrizes);
FAPESQ – Paraíba (Diretrizes);
FAPT – Tocantins (Diretrizes);
Fundação Araucária – Paraná (Diretrizes).

As propostas devem ter a participação de pesquisadores responsáveis de pelo menos três estados das FAPs que aderiram à chamada, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente vinculado a instituições de ensino superior e/ou pesquisa, ou ainda de empresas, com sede nos estados da região Amazônica (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso).

Caso Klara Castanho: bolsonarista Antonia Fontenelle defende Léo Dias e ataca Fantástico

Sem explicação, Bolsonaro anuncia que vai aumentar valor do Auxílio Brasil para R$ 600

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: