Brasil

CRIMES

Esposa de capitão da PM coordenava logística de esquema criminoso na Bahia

A organização criminosa cobrava propinas para comerciantes e empresários para livrá-los de ações policiais

Da Redação

Sexta - 26/07/2024 às 13:18



Foto: Companheira de Capitão é presa preventivamente por participar de organização criminosa
Companheira de Capitão é presa preventivamente por participar de organização criminosa

Fabiane Evangelista dos Santos, companheira do capitão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) Fabrício Carlos Santiago dos Santos, foi presa preventivamente, na quarta-feira (24), sob a acusação de coordenar a logística de uma organização criminosa. Segundo o Ministério Público da Bahia (MPBA), Fabiane tinha papel ativo na cobrança de propinas, gerenciando o esquema financeiro e garantindo segurança para comerciantes através da força policial do estado.

A operação, denominada Sordidae Manus, envolveu a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia (Correg) e da Força Correcional Especial Integrada (Force/Coger). Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Eunápolis e Ilhéus, incluindo a residência do capitão e sedes de empresas.

As investigações revelaram que a organização cobrava valores e vantagens de empresários e comerciantes em Porto Seguro para livrá-los de ações policiais. Fabiane também cuidava da cobrança e repassava informações sobre operações da Polícia Militar, como a localização exata de blitzes.

O capitão Fabrício Carlos Santiago dos Santos, exonerado do comando da 4ª Companhia de Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália, é investigado por diversos crimes, incluindo prevaricação, associação criminosa, corrupção passiva, concussão, ameaças, receptação, extorsão, lavagem de dinheiro e peculato. O material apreendido será analisado pelo Ministério Público e periciado.

O procedimento investigatório criminal tramita na Promotoria de Justiça de Santa Cruz Cabrália e foi iniciado pela própria Polícia Militar, apontando o capitão como um dos principais integrantes do esquema criminoso. Além dele, comerciantes da região também estão sendo investigados por corrupção ativa.

Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: