Brasil

Cervejaria Ambev promove discussão sobre terceiro setor

O evento marcou o início do VOA 2019, programa voluntário de mentoria para ONGs

Sexta - 10/05/2019 às 11:05



Maio de 2019 – A edição de 2019 do VOA, programa da Cervejaria Ambev de mentoria voluntária e capacitação em gestão para ONGs, teve seu início no último dia 03, em um encontro entre os funcionários da companhia, incluindo o presidente Bernardo Paiva, e os representantes das 54 organizações participantes. Como introdução à aula inaugural do programa, Bernardo participou de um bate-papo sobre a importância da troca de conhecimentos entre as empresas privadas e o terceiro setor.

Compondo a mesa, estiveram presentes o ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, fundador do Instituto Reação, e Maria Cecília Lins, fundadora e diretora executiva do Instituto Pró-Saber SP. Ambas as organizações participaram do VOA 2018, sendo que a última foi selecionada como vencedora da edição, com o melhor projeto de conclusão apresentado. A mediação foi feita por Monique Evelle, ativista do movimento negro e criadora da Desabafo Social, organização que utilizava a comunicação e novas tecnologias para a promoção dos Direitos Humanos.

A conversa foi inspirada na convicção da Cervejaria Ambev de que as empresas podem contribuir com o desenvolvimento de organizações sociais não só por meio de aporte financeiro, mas principalmente compartilhando conhecimentos relacionados a gestão de pessoas e projetos, orçamentos, ferramentas de comunicação, entre outros.

“A população tende a enxergar esses dois universos como muito distantes, mas na verdade existem mais coisas em comum do que se imagina. Muitas ferramentas de gestão podem ser aplicadas em ambos os casos – tendo sempre em mente que adaptações devem ser feitas com base na realidade de cada organização”, explica Bernardo Paiva.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas visões a respeito dessa troca, falando também sobre a importância do incentivo a esse tipo de parceria no país. Além disso, Maria Cecília e Flávio contaram sobre suas experiências e aprendizados no VOA.

Para Maria Cecília, a relação de troca entre o mundo privado e o terceiro setor é essencial. “Geralmente, o setor privado e as organizações não se sentam na mesa para trocar visões de mundo complementares. Por isso, a experiência no VOA foi muito rica, proporcionando momentos importantes de escuta”.

Flávio Canto concorda com a afirmação, reforçando que “apesar de negócios diferentes, estamos todos no mesmo barco e queremos gerar um impacto positivo na sociedade”. Além disso, destacou a necessidade de se quebrar paradigmas do terceiro setor, que muitas vezes tende a não olhar seus próprios resultados, focando apenas no operacional do trabalho – algo aprendido também ao longo do programa.

O ex-judoca destaca ainda que “contribuir com o desenvolvimento das organizações sociais do país, como faz a Cervejaria Ambev, é um exemplo importante a ser seguido”.

“Entendemos que a atuação das ONGs é de extrema importância para a construção de um mundo mais solidário. Por isso, ao trocar experiências com essas organizações, nossa ideia é ampliar seu impacto e criar, em conjunto, um legado permanente de boas práticas”, complementa o presidente da cervejaria.

Por fim, Bernardo ressalta que não só as ONGs ganham com o projeto. “O VOA humaniza a Companhia. Além de nos aproximar ainda mais do terceiro setor, o programa nos traz uma nova visão sobre diversos aspectos e incentiva a reflexão sobre melhorias no nosso próprio negócio. A experiência une os funcionários, que se sentem mais motivados ao saberem que fazem parte da construção de um mundo melhor, nosso maior sonho”, finaliza.

Sobre o VOA 2019

Para esse ano, 54 ONGs de todo o país, entre mais de 330 inscritas, foram selecionadas para receberem o curso em gestão. Mais de 400 funcionários se candidataram para serem os voluntários.

As aulas acontecem por meio de encontros presenciais e módulos online e abordam conteúdos sobre gestão de orçamento, gerenciamento de projetos, elaboração de metas, planos de carreira, dentre outros. Na conclusão do programa, as ONGs apresentarão um projeto prático realizado com base no que aprenderam, sendo que o mais bem avaliado receberá um auxílio financeiro.

O VOA está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 4, 8, 10 e 17 da ONU, que buscam um mundo mais inclusivo e sustentável.

Fonte: Ascom Ambev

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: