VOTAÇÃO

Nunes Marques assume como titular no TSE e Cármen Lúcia é eleita vice-presidente

Nunes Marques assume a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski


Ministra Carmem Lúcia

Ministra Carmem Lúcia Foto: Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia foi eleita como vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em votação realizada nesta quinta-feira (25/5). A escolha ocorreu durante a mesma sessão em que o ministro Kassio Nunes Marques tomou posse como membro efetivo do TSE.

Nunes Marques assume a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. Ele fazia parte dos magistrados provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF) e já integrava a Corte Eleitoral como substituto desde 31 de agosto de 2021. Em 17 de maio, ele foi eleito pelo plenário do STF para o cargo.

Nunes Marques - Foto: Agência Brasil

Com a vacância do cargo de vice-presidente, antes ocupado por Lewandowski, foi necessária a realização da eleição. Conforme estabelecido pelo artigo 119, parágrafo único da Constituição Federal, o TSE elege seu presidente e vice-presidente entre os ministros oriundos do STF.

Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, quando o ministro Alexandre de Moraes encerra seu mandato. Nessa posição, ela estará à frente das eleições municipais.

Fonte: Com informações do Metrópoles

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: