O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, atualmente residente na Espanha, provocou diretamente o ministro do STF, Alexandre de Moraes, ao anunciar o lançamento de seu livro Prenda-me se for capaz. A obra, que será lançada no dia 8 de janeiro, contém 40 páginas e apresenta uma imagem do ministro de um lado e a de Eustáquio do outro, separados pela bandeira da Espanha.
A publicação aborda temas como "perseguição", "prisão sem crime" e "ditadura de Lula", além de discutir o asilo político e a Constituição espanhola. Com o título provocativo, o autor desafia Moraes a cumpri-lo e prendê-lo em território espanhol.
O lançamento ocorre em meio a um processo de extradição que avança na Justiça espanhola. A análise do pedido, feito pela Polícia Federal a pedido de Moraes, busca levar Eustáquio de volta ao Brasil, onde ele é considerado foragido devido a mandados de prisão expedidos contra ele. Desde agosto, o blogueiro bolsonarista, que se encontra fora do Brasil, tenta evitar a prisão e se protege com o pedido de asilo na Espanha.
Além de Eustáquio, sua ex-esposa, Sandra Terena, e sua filha adolescente, que moram em Brasília, também foram alvo de buscas e apreensões determinadas pelo STF.
Fonte: Brasil 247