SUPOSTA CONTAMINAÇÃO

Anvisa suspende produção e venda de produtos da marca Fugini

Foi identificada falhas de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene dos produtos


Material encontrado no molho de tomate foi encaminhado para perícia

Material encontrado no molho de tomate foi encaminhado para perícia Foto: Cid Martins / Agencia RBS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, comércio e uso dos produtos da marca Fugini, empresa de molhos de tomate, maionese, mostarda e conservas vegetais.

De acordo com a agência, a decisão foi motivada pela identificação de falhas de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene dos produtos, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outros problemas.

Somente no Rio Grande do Sul, ao menos cinco cidades tiveram ocorrências registradas de corpos estranhos encontrados nas embalagens de produtos da empresa: Viamão, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga e Dois Irmãos.

"Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária", afirmou a Anvisa no comunicado.

A agência informou que os estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e que precisam entrar em contato imediato com a Fugini para a empresa fazer o recolhimento dos itens.

"O recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor", completou a agência.

Em comunicado, a Fugini informou que a empresa já realizou as alterações indicadas na vistoria, e disse que a comercialização e consumo dos produtos da marca "seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo".

"Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto-SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados", disse a empresa em uma nota divulgada nas redes sociais.

"Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, à venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores", completou a empresa, que negou ordem de recall de seus produtos.

"Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo", declarou a Fugini.

Fonte: Estadão

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: