Um grave acidente envolvendo um ônibus de turismo na madrugada desta sexta-feira (5) resultou na morte de pelo menos 10 pessoas e deixou outras 42 feridas no km 171 da Rodovia Francisco da Silva Pontes (SP-127), em Itapetininga, interior de São Paulo. Entre os feridos, cinco estão em estado grave, 13 têm ferimentos moderados e 24 apresentam ferimentos leves. O ônibus transportava 52 pessoas ao todo e tinha como destino a cidade de Aparecida.
As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (Hlob) em Itapetininga e para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). De acordo com a assessoria do Hlob, 43 vítimas, incluindo o motorista, foram atendidas na unidade. O boletim mais recente indicou que seis pessoas estão em estado grave, cinco em estado estável e 32 com ferimentos leves. O CHS recebeu uma criança de dois anos e seu tio, ambos com ferimentos leves.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 15 pessoas ficaram presas às ferragens. A Polícia Civil informou que uma falha no volante do ônibus teria causado o acidente, levando o veículo a sair da pista e colidir com um viaduto. A investigação está sendo conduzida pelo 2º Distrito Policial de Itapetininga, com apoio de uma equipe de perícia. O motorista será ouvido ainda hoje e relatou à Artesp que o ônibus sofreu uma pane mecânica.
O acidente bloqueou a faixa e o acostamento do sentido sul da rodovia, além de uma faixa no sentido Itapetininga. A liberação do trecho e a remoção do veículo para o canteiro central ocorreram por volta das 8h20.
O ônibus, pertencente à empresa Onix Turismo, saiu de Itapeva e tinha como destino a cidade de Aparecida. A Onix informou que o motorista é funcionário da empresa e que o ônibus, com capacidade para 54 pessoas, foi fretado por um grupo religioso de Ribeirão Branco (SP) para a viagem anual a Aparecida. A empresa está prestando assistência às famílias e acionou o seguro.
Fonte: G1