Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Memorial Esperança Garcia, um centro de referência da cultura negra do Piauí, vai promover importantes eventos culturais. As comemorações terminam na sexta-feira (22), com a 39ª Festa da Beleza Negra, que terá como tema a “Força Ancestral”. A festa e os eventos serão no Memorial, na Avenida Miguel Rosa, Centro/Sul de Teresina. A festa reafirma o espaço como um símbolo de resistência, ancestralidade e valorização da cultura afro-brasileira.
A coordenadora do Memorial, Antônia Aguiar, reforça a importância da festa:
"A Festa da Beleza Negra, que já acontece pelo quinto ano consecutivo aqui no Memorial, é muito mais do que um evento. É um momento onde as pessoas vêm com suas vestimentas afro, celebram sua beleza, sem competições. Não se trata de escolher quem é mais bonito, porque todos nós somos lindos e maravilhosos. É um espaço de encontro, de reafirmação e de celebração".
Programação da Festa da Beleza Negra
O evento reunirá diversas manifestações culturais e artísticas que exaltam a força e a beleza da ancestralidade negra. Entre os destaques estão:
- Apresentações musicais e de dança com grupos como Yluayê, Preto Kedé, Coletivo Feminino, e outros;
- Capoeira de tod@s e outras expressões de cultura afro-brasileira;
- A tradicional Feira Preta, que celebra o empreendedorismo negro;
- Animação da noite com o DJ Jacy Caldas.
Antônia também destacou que a Festa da Beleza Negra já foi realizada em outros locais, mas encontrou no Memorial um espaço de acolhimento e identidade:
"O Memorial é o espaço onde acontecem cursos profissionalizantes, dança, teatro, capoeira e muitas outras atividades. É um lugar de encontros não só do movimento negro, mas de outros segmentos sociais".
Balada Literária no Memorial
Além da Festa da Beleza Negra, o Memorial sediará a Balada Literária, nos dias 25 e 26 de novembro, em sua terceira edição consecutiva. O evento trará atividades literárias durante todo o dia e será encerrado com festas noturnas:
- 25/11: Apresentação do cantor Jurandí;
- 26/11: Encerramento com Naira Lima.
Um Espaço de Memória e Resistência
O Memorial Esperança Garcia, inaugurado em 2007, é fruto de uma longa luta do movimento negro do Piauí. Anteriormente conhecido como Memorial Zumbi dos Palmares, o espaço foi renomeado em 2017, em homenagem à descoberta da história de Esperança Garcia. Mulher negra e símbolo de resistência, Esperança Garcia ficou conhecida por sua carta de denúncia, encontrada em 1979, nos arquivos públicos, pelo escritor Luiz Mott.
Antônia Aguiar também relembra a importância do Memorial:
"Antes aqui era uma escola, e o movimento negro lutou por muitos anos para mudar isso. Hoje, o Memorial Esperança Garcia é um espaço de resistência, onde celebramos não só a cultura negra, mas também fomentamos a educação, o empoderamento e o diálogo social."
Participe
"A 39ª Festa da Beleza Negra é aberta ao público e promete ser um evento emocionante e inspirador. Venha celebrar a cultura, a beleza e a força ancestral que nos une!", diz o convite da festa.
(*) Sol Castelo Branco é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT/PI-960