Brasil

Termina domingo (31) o prazo para motorista realizar exame toxicológico

Para os que têm vencimento entre julho e dezembro, o prazo é até 30 de abril deste ano

Da Redação

Quinta - 28/03/2024 às 10:17



Foto: Google Reprodução
Reprodução

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu prazos para que os motoristas realizem o exame toxicológico. A obrigatoriedade se aplica aos condutores detentores da carteira de habilitação das categorias C (caminhões, caminhonetes e vans de carga), D (ônibus, micro-ônibus e vans de passageiros) e E (veículos com trailers, treminhões e ônibus articulados). 

O objetivo é garantir a segurança viária. Os prazos variam de acordo com a data de validade da CNH. Aqueles com vencimento entre janeiro e junho devem realizar o exame até o próximo domingo, 31 de março.

Para os que têm vencimento entre julho e dezembro, o prazo é até 30 de abril deste ano. O descumprimento resulta em multa de R$1.467,35, conforme o artigo 165-D do CTB.

O exame, que custa em média R$135,00, é não invasivo e indolor, podendo detectar o consumo de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias. Além disso, é uma oportunidade para renovar a CNH vencida e regularizar a situação do exame toxicológico de uma só vez. 

Os motoristas podem verificar a situação de seus exames por meio do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), na seção "Exame Toxicológico". Se o prazo expirou, devem procurar um laboratório credenciado para realizar o teste.

Fonte: Folha de Londrina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: