Verbo

Verbo

CLIMA

Plantio de árvores melhoraria a sensação térmica em Teresina, diz especialista

É preciso saber que tipo de árvore pode ser plantada em determinado local

Cintia Lucas

Sábado - 30/09/2023 às 10:45



Foto: Divulgação SEMAM Plantio de árvores na avenida João XXIII
Plantio de árvores na avenida João XXIII

Neste mês de outubro, quando se celebram as árvores, volta à tona uma questão que há muito tempo permeia as pesquisas científicas: o plantio de árvores pode influenciar na melhora da sensação térmica em Teresina? Em 2023, os efeitos do El Niño e o aquecimento da Terra em virtude de uma pífia política ambiental mundial causaram efeitos devastadores com calor extremo em todo o país e cidades como Oeiras, distante 300 Km de Teresina, marcando 43 graus celsius.  

O analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), Anderson Costa, disse que sim, o plantio de árvores melhora, consideravelmente, a sensação térmica. “Há uma relação direta, quanto mais áreas verdes, mais arborização na cidade, melhoram os aspectos em relação à sensação térmica. Áreas de parques, praças e até vias públicas, por conta do sombreamento que as copas das árvores fazem, melhoram a sensação térmica e a população sente diretamente esse efeitos, então quanto mais árvores tivermos melhor vai ser para a gente minimizar esse desconforto térmico na cidade”, disse.

Porém, é preciso estar atento para os conflitos entre as árvores e a infraestrutura urbana. Antes de plantar uma árvore, é preciso saber que espécies plantar e se elas não estarão em conflito com aquele determinado espaço. Ha árvores que alcançam mais de 20 metros de altura. Existem áreas abertas em que podem plantar espécies de grande porte como o ipê, o caneleiro, o oiti.

“Nas áreas mais largas não há conflitos com o calçamento, com as guias das calçadas, com espaçamento, com as linhas transmissão elétrica, com postes”, disse o analista ambiental.

Em áreas com extensões mais curtas são indicadas as espécies de pequeno porte, como canteiros de avenidas, quintais, estacionamentos.

Existem algumas espécies que são muito difundidas, como o Nim indiano, é uma espécie de grande porte, com mais de 20 metros e em Teresina ele é plantado em espaços que não são adequados como em calçadas estreitas, residências.

“Ele dá sombreamento, mas tem uma raiz que quebra as calçadas e é uma espécie exótica, por isso não é indicado ser plantado na cidade. Os cuidados que se devem ter com as árvores são as regularidades com as regas. São indicadas duas vezes ao dia, entre 7h e 8h da manhã e final da tarde, entre 17h e 18h”, disse Anderson Costa.

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: