Verbo

Decretada emergência em Curral Novo do Piauí e Jaicós pela falta de chuvas

O Governo Federal reconheceu, nesta terça-feira (23), a situação de emergência em sete cidades da Região Nordeste atingidas pela falta de chuvas

Cintia Lucas

Quarta - 24/11/2021 às 14:42



Foto: Reprodução A seca é um fenômeno natural periódico no semiárido brasileiro
A seca é um fenômeno natural periódico no semiárido brasileiro

O Governo Federal reconheceu, nesta terça-feira (23), a situação de emergência em sete cidades da Região Nordeste atingidas pela falta de chuvas. Três delas estão no Ceará: Aiuaba, Morada Nova e Pereiro. Outras duas estão no Piauí: Curral Novo do Piauí e Jaicós. Também obtiveram o reconhecimento federal as cidades de Poço Redondo, em Sergipe, e Taboleiro Grande, no Rio Grande do Norte.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados. “Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Siga nas redes sociais
Cintia Lucas

Cintia Lucas

Cintia Lucas é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí e mestra em Comunicação pela mesma instituição. A coluna vai abordar os bastidores da notícia, com foco em temas de interesse público. Contato: cintialuc1@hotmail.com

Compartilhe essa notícia: