Aguenta coração!


Alunos do pré-Enem

Alunos do pré-Enem Foto: Wellington Soares

O Inep divulgou no último dia 9, antecipando a data, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio 2022. Para ser mais preciso, as notas das cinco áreas do conhecimento: Redação, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Feito o somatório, o candidato terá uma ideia do ingresso ou não num curso superior. Antes, porém, deve observar os seguintes aspectos: peso, nota de corte e opção pela ampla concorrência ou cotas. A partir daí, se inicia, sem ele ter uma noção do sofrimento, a segunda via-crúcis dessa competição desumana. A primeira ocorreu durante a preparação e realização das provas, dias 13 e 20 de novembro do ano passado. Essa etapa é tão absurda que, geralmente, o candidato dorme aprovado e acorda sem a tão almejada vaga.

Tudo por conta do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que dá acesso às instituições públicas de ensino superior. Como as vagas disponibilizadas ficam aquém do número de candidatos – foram 3,4 milhões de estudantes para quase 66 mil vagas -, dado o caráter nacional do Enem, a disputa é acirradíssima, beira à insanidade. Por isso, costumo sugerir que tomem bastante suco de maracujá no período de inscrição, de 16 a 24 deste mês, a fim de o coração aguentar o tranco. Saber participar do Sisu, tido por muitos como game, é fundamental para cursar uma universidade pública. Sem falar também de correr atrás da documentação necessária para, confirmada a aprovação, efetivar a matrícula.

Pelo que foi exposto até aqui, percebe-se que o Enem é um concurso diferente dos vestibulares tradicionais. Antigamente, quando UFPI e UESPI divulgavam o resultado, pelas emissoras de rádio, o candidato já organizava sua festa e tratava de convidar os amigos e a vizinhança da rua. Não tinha que passar por outra via-crúcis. Era hora apenas de bebemorar e cantar, dando pulos e cambalhotas de alegria, a eterna marchinha do Pinduca: “Alô papai, alô mamãe/ Põe a vitrola pra tocar/ Podem soltar foguetes/ Que eu passei no vestibular”.  Agora a história é outra, o candidato recebe a pontuação e, durante a inscrição no Sisu, vive um martírio atroz e noites mal dormidas. 

Caso o nome não apareça na chamada regular, a ser divulgada no próximo dia 28, o candidato ainda gozará da prerrogativa de se inscrever na lista de espera – de 28/02 a 08/03. E o que é melhor, o Inep ainda disponibiliza, sobrando vagas, outras listas de espera. Ao longo do ano, ocorrem várias chamadas no primeiro e no segundo semestre. O estudante só não pode é abrir mão, depois de ter se esforçado tanto, do sonho de um futuro promissor. Não esquecer ainda que, além do Sisu, ele conta também com o Prouni (Programa Universidade para Todos), no qual recebe bolsas integrais e parciais de estudo, e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), por meio do qual solicita um empréstimo para bancar o curso, que só começa a pagar depois da conclusão. 

Siga nas redes sociais
Wellington Soares

Wellington Soares

Wellington Soares é professor, escritor e um dos editores da Revestrés. Tem uma longa atuação nas áreas da educação e da cultura no Piauí. Gosta de ouvir música, ver filmes, dormir em rede, ler livros e curtir os dois netos. Sem falar que é torcedor apaixonado do Flamengo.
Próxima notícia

Dê sua opinião: