Prefeito institui Comissão Intersetorial de Prevenção de Acidentes em Campo Maior


Programa Vida no Trânsito visa reduzir acidentes em Campo Maior

Programa Vida no Trânsito visa reduzir acidentes em Campo Maior Foto: ASCOM/P M CAMPO MAIOR

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, assinou na tarde desta segunda, (05/11), o decreto que institui a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito da cidade.  A Comissão inclui representantes de órgãos gestores como: saúde, educação, trânsito, segurança pública, transporte, comunicação, planejamento, conselhos comunitários, entidades corporativas e outros segmentos da sociedade. Cada órgão deverá atuar no comitê por meio de dois representantes, sendo titular e suplente.

A Comissão é responsável pela implementação e acompanhamento do município no Projeto Vida no Trânsito (PVT), bem como criar medidas de intervenções em locais de risco visando a redução de acidentes na cidade.

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.
Vários órgãos públicos participam do PVT

O PVT foi oficialmente implantado em Campo Maior no dia 29 de agosto deste ano, 2018,   pela Secretaria de Estado da Saúde, durante solenidade realizada no auditório do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão. A ação tornou Campo Maior o primeiro município do interior do Estado a ser integrado ao PVT e auxiliar na descentralização das ações, para além da capital Teresina, sendo seguido por pelo município de Piripiri.

Os municípios foram selecionados no mês de julho; o motivo, segundo a coordenadora epidemiológica Amália Costa foi o fato de as cidades desenvolverem por iniciativa própria ações para redução do número de acidentes de trânsito.

Em Campo Maior, após a inserção ao Projeto foi criada a Comissão de Prevenção de Acidentes, a qual já elaborou um Plano de Ações para redução de acidentes as quais devem ser desenvolvidas dentro dos segmentos educação, engenharia e fiscalização priorizando fatores como dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.
Nesse sentido, a prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria de Trânsito com o apoio da sociedade  vai intensificar as ações de redução de acidentes na perspectiva de contribuir para a prevenção destes e preservação da vida dos cidadãos campomaiorenses.

CCOM

Siga nas redes sociais
Professor Jorge Câmara

Professor Jorge Câmara

Jorge Câmara é professor da rede estadual de educação, formado em Letras/Português.
Próxima notícia

Dê sua opinião: