O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, assinou na tarde desta segunda, (05/11), o decreto que institui a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito da cidade. A Comissão inclui representantes de órgãos gestores como: saúde, educação, trânsito, segurança pública, transporte, comunicação, planejamento, conselhos comunitários, entidades corporativas e outros segmentos da sociedade. Cada órgão deverá atuar no comitê por meio de dois representantes, sendo titular e suplente.
A Comissão é responsável pela implementação e acompanhamento do município no Projeto Vida no Trânsito (PVT), bem como criar medidas de intervenções em locais de risco visando a redução de acidentes na cidade.
O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.
O PVT foi oficialmente implantado em Campo Maior no dia 29 de agosto deste ano, 2018, pela Secretaria de Estado da Saúde, durante solenidade realizada no auditório do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão. A ação tornou Campo Maior o primeiro município do interior do Estado a ser integrado ao PVT e auxiliar na descentralização das ações, para além da capital Teresina, sendo seguido por pelo município de Piripiri.
Os municípios foram selecionados no mês de julho; o motivo, segundo a coordenadora epidemiológica Amália Costa foi o fato de as cidades desenvolverem por iniciativa própria ações para redução do número de acidentes de trânsito.
Em Campo Maior, após a inserção ao Projeto foi criada a Comissão de Prevenção de Acidentes, a qual já elaborou um Plano de Ações para redução de acidentes as quais devem ser desenvolvidas dentro dos segmentos educação, engenharia e fiscalização priorizando fatores como dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.
Nesse sentido, a prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria de Trânsito com o apoio da sociedade vai intensificar as ações de redução de acidentes na perspectiva de contribuir para a prevenção destes e preservação da vida dos cidadãos campomaiorenses.
CCOM