Meia Palavra

Meia Palavra

Wellington Dias vai nomear todo secretariado numa só canetada depois da Semana Santa

Segunda - 15/04/2019 às 21:04



Foto: Jorge Bastos/CCom Governador Wellington Dias com Georgiano Neto e Júlio César
Governador Wellington Dias com Georgiano Neto e Júlio César

A composição do novo secretariado parece que finalmente é pauta de conversas entre os partidos aliados e o governador Wellington Dias. O chefe do Executivo anunciou hoje que vai nomear todos os secretários de uma canetada só, agora depois da Semana Santa, quando Wellington Dias pretende dar posse aos novos gestores na mesma solenidade.

"Vou anunciar a  minha equipe inteira. Quero dar posse até o final de abril", anunciou Wellington Dias, que deve chamar pelo menos cinco deputados estaduais para compor o governo, além do deputado federal Merlong Solano, que assume a Secretaria de Estado da Administração até o final de junho, abrindo vaga para o suplente Paes Landim, do PTB.      

A segunda-feira (15) foi de reuniões políticas no Palácio de Karnak. O “beija-mão“ começou bem cedo com audiências do governador Wellington Dias com integrantes das bancadas federal e estadual. Fizeram fila no Karnak os deputados estaduais Nerinho (PTB), Georgiano Neto (PSD), Firmino Paulo (PP), Fábio Xavier (PR), Hélio Isaías (PTB) e Dr. Hélio Oliveira (PR), além do deputado federal Júlio César (PSD) e do ex-deputado federal B. Sá.

“Nós temos uma relação muito madura com a bancada estadual e federal. Os parlamentares me ajudam no acompanhamento da execução de projetos sejam eles executados com orçamento geral da União, com emendas, com programas e recursos do próprio estado ou com contratos de financiamento. Isso me permite saber onde deu problema e a gente se reúne aqui com a equipe para dar solução”, explicou o governador sobre as conversas.

Com o deputado Nerinho, o governador Wellington Dias tratou das ações do Finisa. “Ele também manifestou uma posição de que na Secretaria de Desenvolvimento a gente possa ter um esforço em relação ao Fundipi, fundo que trata da política de incentivo à indústria com o foco na região do polo industrial de Teresina e da viabilidade do Porto Seco de Teresina”, adiantou o governador sobre a reunião com Nerinho.

Júlio César e Georgiano Neto foram juntos. “Eles trouxeram uma situação relativa a algumas emendas que o deputado Júlio César apresentou ao Governo Federal e agora nós vamos tratar com ele sobre a contrapartida para garantir as condições de execução, pois são emendas voltadas para equipamentos na área da saúde e rural. Já foi entregue uma parte e agora teremos que dar condições para a outra. Também discutimos sobre investimentos em mobilidade urbana. Com o deputado Georgiano tratamos aqui de uma emenda individual para área de eventos, já encaminhei para a Secretaria de Governo para encontrar uma solução”, revelou.  

“O deputado Firmino Paulo trouxe alguns projetos que ficaram pendentes ainda com o contrato do Finisa. São obras de mobilidade urbana que ele acompanha desde o mandato anterior e devido ao atraso, tomando conhecimento agora pela liberação pela Caixa. Ele manifestou a importância de ter a retomada e conclusão dessas obras. São quatro obras importantes e vamos dar prioridade. Ele também me relatou da importância da mudança na política de segurança. Ele é delegado de carreira e participou ativamente na Alepi para melhorar o projeto que tratou do plano estadual de organização do sistema de segurança com base na avaliação de risco. Também se prontificou a contribuir no dia a dia, na condição de parlamentar, podendo opinar e a ajudar a melhorar o sistema de segurança e justiça”, acrescentou o governador.

Wellington Dias com Firmino Paulo
Wellington Dias com Firmino Paulo                                      [Foto: Jorge Bastos/CCom]
 
Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: