Meia Palavra

Meia Palavra

Wellington Dias reage a Bolsonaro e rechaça qualquer ação para dividir o Brasil

Jair Bolsonaro acusou os governadores do Nordeste de fazer "politicalha" divisionista

Redação

Terça - 06/08/2019 às 19:19



Foto: Reprodução Wellington Dias na China sem perder o contato com os assuntos do Piauí e do Brasil
Wellington Dias na China sem perder o contato com os assuntos do Piauí e do Brasil

Em viagem oficial à China, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também reagiu aos ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, que chamou a esquerda de "canalha" e acusou os governadores do Nordeste de fazer "politicalha" e querer dividir o Brasil e transformar o "Nordeste em uma Cuba".  “Não compreendo onde está qualquer ação para dividir o país. Pelo contrário, estamos é trabalhando muito pelo Brasil. Eu digo que nossa força é a nossa união com o nosso povo, trabalhando a pauta prioritária do nosso povo. Estamos unidos e vamos seguir trabalhando”.

Wellington Dias também comentou as reuniões de negócios com os empresários e autoridades chinesas.  “Quando exponho o potencial programado para mais 10 gigawats (GW) de energia solar e eólica no Piauí, até 2030, é um projeto atrativo para investidores. Mas quando explico que temos um consórcio com nove Estados do Nordeste e que nesta região as oportunidades estimadas são para geração de Mais 40GW de energia limpa, muda de patamar. É o Brasil que dá certo no Nordeste e queremos trabalhamos na mesma linha e unidos no Fórum dos Governadores do Brasil”.

O governador apresentou sugestão ao consórcio formado pelos nove estados do Nordeste a criação de escritório em Xangai ou Pequim, assim como fez o governador João Dória de São Paulo, que tem uma representação em Xangai. "São trilhões de dólares disponíveis para investimentos e quem tiver competência para bons projetos e boas oportunidades de bons negócios levará vantagem”.

Wellington Dias também se reportou à PrevNordeste, a previdência complementar que já foi aprovada pelo Consórcio Nordeste. "De forma moderna e eficiente, a PrevNordeste garante tranquilidade aos servidores públicos sobre aposentadorias e pensões".

Centro Integrado de Inteligência

O governador também lembrou a integração de todas força de segurança e inteligência do Nordeste, que começa a dar resultados, como a redução de homicídios e outros crimes, contribuindo com cerca de 90% da redução da criminalidade do Brasil em 2019.  

A implantação de um Fundo de Investimentos e Participações Nordeste (FIP) para captação de Investimentos para os nove estados, a modelagem de parcerias público privadas (PPPs), o projeto Nordeste Conectado - com um cinturão de 40km de fibra óptica que vai beneficiar cerca de 1.500 municípios da região, integrado com redes do Brasil e do mundo - também foram elencados pelo governador Wellington Dias.

"Aprovamos também o Sistema Unificado e Centralizado de Compras do Nordeste, além do Programa Médicos para o Nordeste, que se integra com o programa do Governo Federal. Tudo para gerar emprego e ampliar desenvolvimento”, destacou.

O Consórcio  Nordeste também  pretende desenvolver projetos conjuntos em educação e turismo. "Queremos integrar nossa rede de educação e priorizar as melhores práticas para eficiência e qualidade. Estamos concluindo o Mapa das Oportunidades no Nordeste e, no dia 21 de agosto, teremos agenda do Consórcio em Teresina e, logo em seguida, no dia 22, participaremos do Fórum realizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), onde a prioridade é integrar investimentos na área de geração e distribuição de energias renováveis, eólica e solar, especialmente com potencial para mais 40GW para o Brasil nos próximos anos. Mineração, turismo, integração intermodal de transportes: portos, aeroportos, ferrovias, rodovias e hidrovias da região; produção de gás e petróleo, cultura e esportes. Tem muita coisa boa acontecendo no Nordeste do Brasil e vamos seguir trabalhando pelo nosso povo e pelo Brasil".

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Paulo Pincel

Paulo Pincel

Paulo Barros é formado em Comunicação Social-Jornalismo/UFPI; com Especialização em Marketing e Jornalismo Político/Instituto Camilo Filho

Compartilhe essa notícia: