Olhe Direito!

Olhe Direito!

Renato Bacellar, advogado e cavalheiro

Nos últimos anos, afastado de Teresina, aposentado das funções públicas que exerceu, não deixou nunca de manter intensa atividade

Álvaro Mota

Quinta - 24/03/2022 às 16:53



Foto: Divulgação Renato Bacellar
Renato Bacellar

Renato Bacellar, morto na quarta-feira, aos 76 anos, foi um advogado militante e um jornalista atuante em Teresina durante boa parte das décadas de 1960, 70 e 80 do século passado. Inscrito na OAB desde 1973 – portanto há quase meio século – atuou como dirigente da Ordem, como secretário-geral durante a Presidência do Dr. Reginaldo Furtado. Foi também conselheiro secional e teve ativa participação na administração pública municipal de Teresina, tendo sido procurador-geral do município, cargo ocupado durante a segunda gestão de Wall Ferraz, a quem devotou grande amizade desde os anos 1970 até a morte do prefeito, em 1995.

Nos últimos anos, afastado de Teresina, aposentado das funções públicas que exerceu, não deixou nunca de manter intensa atividade, inclusive como advogado militante em sua cidade natal, Parnaíba, onde era o gestor da Fundação Dr. Raul Bacellar, que mantinha o memorial Pharmacia do Povo – local de memória e história que preservava não somente as lembranças de seu pai, farmacêutico que trabalhou até os 100 anos de idade, como de documentos e registros da história parnaibana em parte do século XX.

Quando deixou Teresina e voltou à sua terra natal Parnaíba, destacou-se como um dos mais respeitados, admirados e amados professores da Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Piauí naquela cidade, à qual dedicou os anos finais de sua vida, seja como o dirigente da Fundação Raul Bacellar, seja como um cidadão que mantinha uma forte ação em favor de pessoas mais carentes, sobretudo as pessoas idosas – o que lhe garantiu o respeito e a admiração de sua comunidade e de seus pares, entre os quais me incluo com grande satisfação.

Mantive com Renato Bacellar uma longa relação de convivência, pois foi amigo de meu pai, com quem foi juiz na mesma época, mas largou a magistratura e preferiu percorrer a carreira de advogado – na qual, aliás, foi um excelente profissional, granjeando admiração e prestígio, tanto por sua competência e compromisso com o trabalhando, quanto por sua característica marcante de gentileza e cavalheirismo.

Durante minhas atividades profissionais e na atuação classista, tive a alegria de sempre estar próximo a Renato Bacellar em muitas ocasiões – incluindo na condição de conselheiro secional da OAB-PI. Tomei dele boas lições, a maioria sem que ele diretamente as desse, porque posições firmes praticadas com bom senso e boa educação sempre nos fazem aprender e nisso, ele era praticamente insuperável.

Aliás, sobre essa virtude de cavalheirismo e cordialidade recorrentes, tomo para encerrar esse texto as palavras da empresária Ingrid Clark, expressas na manhã desta quinta-feira em uma rede social: “Um ser humano ímpar. Renato, um cavalheiro à moda antiga, muito culto, educado, amigo, amante incondicional de Parnaíba, da nossa história. Ele prestou muitos serviços ao Piauí e será eternamente lembrado pelos seus feitos. Parnaíba perde um grande amigo, generoso, defensor do nosso patrimônio histórico-cultural”

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: