Olhe Direito!

Olhe Direito!

A genealogia de Miranda Osório

A definição de prazeroso aqui aplicada, aliás, vem não somente de mim, ao ler o livro de Maria Luíza Mota de Menezes, mas da escritora Gisela Paschen Schimmelpfeng

Álvaro Mota

Quinta - 17/03/2022 às 13:39



Foto: Divulgação Livro
Livro

A História é muito comumente vista como uma área de estudo do passado, calcada em grandes eventos nos quais se destacaram homens notáveis. Felizmente, estudiosos da História em todo o mundo vêm há pelo menos um século percebendo, ensinando e consolidando a História como algo muito mais abrangente, capaz de conter os mais variados elementos, de ser, por exemplo, uma composição narrativa de gente comum, de famílias, de pessoas naturais, de gente como a gente

Neste sentido, é prazeroso saber da reimpressão do livro José Francisco de Miranda Osório e Seus Descendentes, da escritora parnaibana Maria Luiza Motta de Menezes, originalmente publicado em edição particular em 1977 e depois reeditado pela Editora Henriqueta Galeno, de Fortaleza, em 1980. 

A definição de prazeroso aqui aplicada, aliás, vem não somente de mim, ao ler o livro de Maria Luíza Mota de Menezes, mas da escritora Gisela Paschen Schimmelpfeng, autora de um livro com o mesmo viés de estudo genealógico, Schimmelpfeng, família brasileira de origem germânica (1280-1980), que destacou ter sido o livro “escrito com tanto carinho e dedicação, que os assuntos genealógicos, geralmente áridos, inabordáveis enfadonhos, se transformaram em um atraente romance.

Como posto, então, o livro é uma genealogia de uma família e seu entrelaçamento não somente no âmbito que é família, mas social, econômico e político. Trata-se de obra essencial como referência e fonte de consulta para uma compreensão, senão em todo, ao menos em parte da História do Piauí – e de modo mais focado, na História da cidade de Parnaíba.

O livro cobre um período de 177 anos, o que indica permear sete gerações de uma família, entre 1800 e 1977, de tal sorte que nele poderemos percorrer a genealogia do ramo familiar destacado de José Francisco de Miranda Osório, nascido em Oeiras, no ano de 1800, falecido em Parnaíba em 1877. Entrelaçam-se pessoas nesse correr de tempo a tal ponto que o leitor mais atento não somente terá prazer em ler como em fazer descobertas.

O fio inicial dessa narrativa genealógica, Miranda Osório, está presente de forma marcante na história política de Parnaíba, conhecido que foi como um revolucionário, militar e político brasileiro, que assumiu a presidência da província do Piauí, interinamente, nos períodos de 19 de março a 18 de abril de 1872 e de 1 a 22 de fevereiro de 1873. Essa herança política foi se replicando nos descendentes de Miranda Osório – que surgem ao longo das mais de 160 páginas do texto como personalidades possíveis para um variado entrelaçamento de histórias pessoais e de vida, fazendo com que o livro ganhe importância como fonte de estudo e referência.

Diz-se isso porque o livro traz bem mais que o desenho impresso de uma genealogia, já que traz ilustrações de Parnaíba, algumas com níveis de detalhamento que fazem delas documentos históricos e guias para, por exemplo, orientar pesquisas sobre patrimônio arquitetônico. Traz ainda a obra o testamento de Miranda Osório, um documento histórico importante, que se junta a outros tantos presentes em um livro que resgata uma parte importante da história do Piauí e de Parnaíba

Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: