Técnicas de SEO ajudam a alavancar canal do Youtube


Técnicas de SEO ajudam a alavancar canal do Youtube

Técnicas de SEO ajudam a alavancar canal do Youtube Foto: Imagem: Freepik.com

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás somente do Google. Para empresas que trabalham com divulgação multiplataforma, além de fazer a análise SEO de um site, trabalhar tais recursos em um canal do Youtube pode ser um passo importante para tornar uma marca mais conhecida e aumentar o alcance dos seus conteúdos audiovisuais. 

Conforme dados do próprio YouTube, a plataforma conta com mais de dois bilhões de usuários conectados por mês e um bilhão de horas assistidas todos os dias. É impossível estimar o número exato de canais que a plataforma engloba. A quantidade de espaços com receitas anuais de cinco dígitos, no entanto, cresce 50% a cada ano.

Assim, aparecer nas principais colocações do mecanismo de busca do Youtube é um posicionamento que gera mais visibilidade e credibilidade. 

O que é SEO?

SEO é a abreviação para “Search Engine Optimization”, que significa otimização para mecanismos de busca. Para colocá-la em prática, são usadas várias técnicas que otimizam sites, blogs e canais de vídeos com o objetivo de torná-los bem avaliados e melhor posicionados nos buscadores.

Ao aplicar estratégias de SEO, é possível melhorar a quantidade e a qualidade de tráfego, atraindo mais visitantes qualificados e aumentando os resultados de maneira orgânica. Outro aspecto importante dessas práticas é que elas proporcionam uma melhor experiência ao visitante, justamente porque, quando ele busca por uma informação, é fundamental que encontre o que está procurando e que o conteúdo em questão seja útil e tenha relevância. 

Essa dinâmica faz com que um material audiovisual publicado na internet se destaque em meio à concorrência, reduzindo consideravelmente a taxa de rejeição e aumentando a autoridade do canal e da marca no mercado. 

Vantagens em aplicar SEO para Youtube

São diversas as vantagens de investir em estratégia SEO para YouTube. Elas incluem o auxílio no SEO do site ou blog da marca, por gerar mais autoridade; aumento do número de impressões, inscritos, curtidas e comentários nos vídeos; e destaque em relação à concorrência, por aumentar a credibilidade do negócio.

Além disso, os benefícios englobam a criação e o fortalecimento da exposição orgânica da marca; o aumento da reputação digital do negócio; e a possibilidade de contar com a monetização dos vídeos, criando mais uma fonte de renda para o empreendimento. 

Dicas para aplicar SEO em conteúdos no Youtube

Em relação a SEO para YouTube, são consideradas técnicas de otimização de conteúdo direcionadas especialmente para a plataforma de vídeos. O objetivo dessas práticas é aumentar a visualização e o alcance dos conteúdos publicados na plataforma.  

O YouTube tem características diferentes do Google, já que opera com materiais em vídeo e não no formato de texto ou de imagens estáticas. Dessa forma, é preciso conhecer as melhores técnicas para que um conteúdo audiovisual seja considerado relevante pelos usuários e faça sucesso. 

Portais especializados reúnem algumas dicas que podem ajudar a aplicar estratégias de SEO para o Youtube. 

Defina a palavra-chave do vídeo

As palavras-chave têm papel essencial para o SEO no YouTube, assim como para um ranqueamento satisfatório no Google. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa e definir a palavra-chave de cada vídeo a ser postado. 

Esse passo é fundamental para garantir que os usuários encontrem o conteúdo. É a partir daí que o YouTube identifica o tema de cada vídeo, indexa o material e faz com que as pessoas o encontrem com mais facilidade. 

Para isso, é importante inserir a palavra-chave em campos estratégicos, como no título do vídeo, na descrição e nas tags.

As dicas para esse processo incluem fazer benchmarking, ou seja, analisar os vídeos de concorrentes bem sucedidos e anotar os termos mais aplicados por eles. Outra estratégia é utilizar a ferramenta autocompletar de busca do YouTube para encontrar termos mais pesquisados na plataforma e, assim, pensar nas melhores palavras-chave.

É válido também observar dados e estatísticas do próprio canal, a partir das informações de origem do tráfego, pois elas permitem encontrar os termos mais usados por pessoas que chegaram até os vídeos deste canal. Essas informações podem ser usadas para ideias e insights.

O Keywords Everywhere é uma extensão gratuita do Google Chrome que também pode ajudar nessa etapa, já que mostra uma estimativa do volume de buscas mensais tanto no Google quanto no YouTube.

Crie um título estratégico

Um título estratégico é direto, objetivo e gera curiosidade no público. Portais especializados estimam que um com título tem cerca de 48 caracteres.

Não é recomendado criar falsas expectativas nos seguidores ou usar frases sensacionalistas. 

Por fim, um título atrativo somado a uma thumbnail chamativa – imagem de capa para o vídeo – são fatores primordiais para atrair mais cliques para o material.

Use as tags corretamente

No YouTube, as tags – marcadores – são importantes para a estratégia de SEO. De modo geral, elas auxiliam a plataforma a fazer a indexação correta, identificar os assuntos do vídeo e sugerir materiais relacionados. 

É válido ressaltar que as sugestões de vídeo dadas pelo YouTube são feitas de forma altamente personalizada. Portanto, são uma fonte de tráfego orgânico significativa para um canal. 

A dica é, no momento de escolher as tags para um vídeo, optar por uma média de seis a oito palavras. Mais do que isso, pode confundir o algoritmo da plataforma e não trazer os resultados esperados. 

Faça uma descrição do seu vídeo! 

Conforme os canais especializados, para fazer a descrição de um vídeo e aproveitar o SEO no YouTube, é preciso adicionar a palavra-chave do conteúdo logo no início da descrição. 

A plataforma permite até 5 mil caracteres na descrição, contudo, somente 150 deles aparecem nos resultados da busca sem clicar para ver mais. Por isso, a recomendação é usar esses caracteres iniciais para deixar claro o objetivo do vídeo.

No restante da descrição, além de resumir brevemente o conteúdo do vídeo, vale escrever uma pequena apresentação sobre o canal, adicionando as redes sociais e sites da marca. 

Além disso, é recomendado aproveitar o espaço para as pessoas que interajam com o canal por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e inscrições. 

Acrescente transcrições e legendas no vídeo!

As legendas e transcrições são ferramentas que tornam o conteúdo mais acessível para um número maior de pessoas. Além disso, elas também fazem parte da estratégia de SEO para YouTube. 

Como as ferramentas de busca não rastreiam conteúdos visuais, acrescentar legendas e transcrições é uma forma de permitir que os robôs do Google leiam o material e considerem-no mais relevante para o público. 

O próprio YouTube oferece uma ferramenta de transcrição automática e gratuita. Todavia, nem sempre ela capta o áudio da maneira mais adequada. Por isso, é importante revisar e conferir se está tudo conforme o esperado. 

Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: