Marketing News

O que é marketing de alimentos

Veja o que é marketing de alimentos e como colocá-lo em prática

Terça - 08/11/2022 às 13:00



Foto: Pexels O que é marketing de alimentos
O que é marketing de alimentos

A indústria dos alimentos, diferentemente do que diversas pessoas podem imaginar, também necessita da divulgação dos produtos. Afinal de contas, bebidas e comida não se vendem sozinhas, e é ai que entra o marketing de alimentos.

Mas embora esse nicho precise de um bom marketing para se diferenciar da concorrência, a indústria alimentícia traz um desafio anormal aos profissionais de marketing: ela trata de forma direta com a saúde das pessoas.

Logo, vamos esclarecer o que é o marketing de alimentos, suas principais vantagens e desafios e como você promover uma excelente estratégia.

O que é marketing de alimentos?

Apesar das pessoas terem uma necessidade inevitável de consumir bebidas e alimentos, estamos nos referindo a um mercado totalmente competitivo.

Então, para conquistar uma base sólida de clientes e estabelecer sua marca, é necessário investir em uma estratégia de marketing focada para essa indústria.

Mas não pense que é só criar uma campanha de e-mail marketing ou produzir anúncios no Google. Estamos falando de um nicho de mercado que exige um alinhamento dos seus interesses comerciais aos do seu consumidor, com bastante responsabilidade e ética.

Ou seja, seu público pode ser quem gosta de feijoada simples, completa ou pessoas vegetarianas.

Um dos principais objetivos do marketing de alimentos é a consolidação da marca, fazendo com que o consumidor dê preferência para seus produtos em relação aos outros.

Como fazer marketing de alimentos na prática?

A estratégia se faz presente nas redes sociais, em anúncios, na identidade visual aplicada nos pontos de venda, e clara, nos rótulos dos produtos.

Afinal de contas, as pessoas desejam saber se o que elas vão comer faz bem ou mal à saúde, entre outras coisas. Por esse motivo, dê à elas as informações mais relevantes dos seus produtos nas embalagens e nos rótulos. Seja transparente.

Isso causa uma impressão positiva da sua marca aos olhos do consumidor, pois ele irá saber que você de fato se importa com a saúde dele.

Não estamos falando somente das informações nutricionais, mas também os importantes diferenciais dos produtos, além de detalhes sobre a composição deles. Assegure-se de que o consumidor obtenha todas essas informações antes de compra-los!

Além de se importar com a transparência das informações fornecidas ao consumidor, você também deve ficar atento à legislação vigente que permeia essa indústria. Alguns órgãos como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) realizam serviço de fiscalização para assegurar que o marketing não infrinja nenhum parâmetro legal.

Conheça seu público

Todas as boas estratégias de marketing na era digital pressupõe um entendimento profundo quanto ao público-alvo que ela procura impressionar. Mas não existe uma fórmula mágica para fazer com que isso aconteça, claro: você deve estudar bastante sua clientela e potenciais consumidores.

Uma boa forma de fazer isso é produzindo uma jornada do cliente, que se dá início ao mapear um segmento potencial de clientes desenhando seu perfil, defeitos, qualidade, necessidades, características, etc.

Depois, fique atento aos pontos de contato do consumidor com sua empresa, como a hora de aquisição, por exemplo. Para isso, faça um mapeamento completo do seu atendimento, pois é nele que irá notar e entender esses pontos de contato e realizar os ajustes necessários a partir de uma observação completa do público.

Depois de passar por essas etapas, você estará pronto para aplicar sua buyer persona e, enfim, criar a jornada do cliente em sua empresa para validar de forma adequada sua estratégia de marketing.

Produza conteúdos de qualidade

Um ótimo diferencial para empresas da indústria alimentícia é a criação de conteúdos relevantes e apropriados. Um blog abastecido com bastante receitas culinárias, por exemplo, é uma ótima pedida.

Se você tem uma loja de doces especiais, é normal escrever sobre as melhores combinações para degusta-los, não é verdade? Mas não é apenas isso: abuse das origens dos produtos, dos ingredientes, descreva o processo de produção e tudo mais.

Quando mais informação relevante o seu público tiver a partir dos seus conteúdos, melhor!

Ademais, você pode fazer um newsletter sazonal e encher seu público com novidades, curiosidades, ofertas e mais. Isso sem mencionar os e-books e na valiosíssima criação de conteúdo para as redes sociais é claro.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: