Marketing News

Manutenção do aparelho ortodôntico: o que você precisa saber

O que ainda nao te contaram sobre a manutenção do aparelho ortodôntico

Wagner Santos

Terça - 27/09/2022 às 10:48



Foto: Imagem: Freepik.com Manutenção do aparelho ortodôntico
Manutenção do aparelho ortodôntico

Se você tem ou planeja usar aparelho, precisa saber que o sucesso do seu tratamento ortodôntico depende basicamente de 3 fatores: a habilidade do ortodontista, a resposta do organismo e principalmente o comprometimento do paciente com a manutenção do aparelho ortodôntico.

A parte mais importante dos cuidados básicos com dentes alinhados e saudáveis é que você compareça às consultas regulares de manutenção de aparelho ortodôntico. Sem essas visitas, o aparelho não criará nenhum movimento no arco do pé, portanto, você não terá resultados.

Para te dar todas as informações sobre o assunto, preparamos um guia completo para tirar suas dúvidas. Confira!

Preciso usar aparelho?

A maioria das pessoas deve recorrer a essa técnica, pois é comum que pelo menos um problema surja durante a formação do dente.

Para garantir que o uso é necessário, deve-se procurar um ortodontista de confiança em uma clínica odontologica.

Como há uma variedade de aparelhos ortodônticos, um profissional fará uma avaliação para determinar as necessidades de tratamento e o melhor tipo de aparelho para o paciente.

Após isso, será feito um exame da arcada dentária para saber a posição de cada dente e por fim a posição do aparelho. O objetivo é manter os dentes na posição correta, mesmo que a visita seja em um consultório odontológico infantil.

A partir de que idade pode-se usar aparelho?

Não existe uma idade certa para iniciar o tratamento, mas quanto antes melhor. As crianças podem tomá-lo dos dentes de leite. A principal diferença entre o tratamento em crianças e adultos é o crescimento ósseo. Durante a infância, os resultados são mais previsíveis, por isso é importante ir à clínica dental infantil.

Quanto tempo dura o tratamento?

É normal que os pacientes se preocupem em retirar o aparelho e ver os resultados. A maioria das pessoas quer saber quando o tratamento termina antes de começar. No entanto, não é possível dar um prazo, mas sim uma previsão - que pode ser revisada ao longo do tempo.

Vale lembrar que a disciplina do paciente é essencial para que o processo corra bem. Se você não faltar à sua consulta e seguir rigorosamente as recomendações de manutenção do equipamento, o tratamento pode ser concluído em cerca de dois anos, e nos casos mais simples, até 5 anos nos mais complexos.

Limpeza de aparelhos ortodônticos

Cuidar bem da limpeza dos dentes é importante para qualquer pessoa. Com o uso de aparelhos ortodônticos, a higiene é fundamental para o sucesso do resultado. 

Como aparelhos, elásticos e fios são materiais que grudam nos dentes, eles retêm alimentos, por isso é importante escovar os dentes após cada refeição. Se isso não for possível no momento, enxágue com água. Caso sinta alguma dor ou incômodo na gengiva, busque por um dentista especializado em periodontia.

Para facilitar a limpeza, existe uma ferramenta chamada passa fio dental, uma espécie de agulha que se prende ao fio dental e o deixa passar pelos dentes.

 

Posso comer qualquer alimento?

A nutrição adequada também precisa ser considerada durante o tratamento ortodôntico. Recomenda-se evitar alimentos duros como: cenoura e outros vegetais crus, pipoca, cubos de gelo, nozes, etc e, também, alimentos pegajosos, como:

  • Goma de mascar;

  • Jujubas;

  • Caramelo;

  • Pirulitos.

Comidas mais escuras, como café e beterraba, acabarão manchando a massa usada para colar os suportes. Refrigerantes e doces geralmente precisam ser evitados, pois o açúcar pode se acumular no equipamento e criar cáries.

A importância da manutenção do aparelho ortodôntico

Agora que já sabe mais sobre o aparelho ortodôntico, chegou o momento de saber a importância da manutenção do aparelho e como ela funciona!

  1. Ativação do dispositivo

Sem dúvida, esse é o principal motivo da importância da manutenção do aparelho ortodôntico.

Para que o tratamento seja seguro e tenha o efeito desejado, a movimentação dos dentes deve ser feita de forma gradual, sem sobrecarregar as raízes ou arcos.

É durante as consultas de manutenção que o ortodontista aciona o aparelho “apertando” os fios e incluindo anexos que aplicam pressão suficiente para movimentar e alinhar os dentes.

  1. Acessórios de reposição

Com o tempo, os acessórios que compõem o aparelho se desgastam e param de funcionar, devendo ser substituídos. Esse tempo depende do tipo de equipamento utilizado e de como o corpo do paciente responde, o que determinará o intervalo de tempo entre uma consulta de manutenção e outra.

Geralmente, para a manutenção regular do aparelho ortodôntico fixo, as consultas são realizadas a cada 30 dias, mas seu ortodontista determinará o intervalo ideal para sua situação.

A borracha colorida que conecta os fios ao suporte é substituída a cada consulta para manter sua funcionalidade, evitar o acúmulo de placa bacteriana e deixar os sorrisos mais bonitos e interessantes. Os fios são substituídos conforme necessário, incluindo outras espessuras de fio.

  1. Substitua as peças danificadas

Naturalmente ou por falta de cuidado, alguns componentes de um aparelho ortodôntico podem ser danificados durante o tratamento e devem ser substituídos para continuar funcionando.

Os braquetes podem se soltar ou quebrar, principalmente se o paciente tiver o hábito de escovar com muita força ou comer alimentos muito duros como caramelo, amendoim e torresmo.

No entanto, às vezes os pacientes não sabem que uma peça se soltou ou está danificada, por isso a manutenção é muito importante: é nas consultas regulares que o ortodontista verifica a integridade de todas as partes do aparelho.

  1. Avaliação de Higiene

Quem usa aparelho sabe que os momentos de higiene são chatos, mas necessários. Durante as consultas de manutenção, o ortodontista avaliará brevemente a higiene do paciente para garantir que o tratamento não seja comprometido.

  1. Acompanhamento de resultados

Muitas pessoas não sabem que antes de iniciar o tratamento ortodôntico, um profissional desenvolve um plano ortodôntico que inclui um plano para todas as etapas e resultados esperados ao longo do processo de tratamento.

Durante uma consulta de manutenção de aparelhos ortodônticos, os profissionais analisam se as ações e prazos se encaixam no seu plano inicial.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br

Compartilhe essa notícia: