Filosofia de Vida

Realidade virtual pode melhorar o ensino das crianças e a formação profissional


Realidade Virtual

Realidade Virtual Foto: Divulgação Samsung

O conceito de realidade virtual surgiu na década de 70, e hoje ocupa um espaço central quando se trata de investimentos tecnológicos. Como o próprio nome indica, consiste em um sistema operacional imersivo que simula em tempo real interações através de dispositivos tecnológicos sensoriais. Agora, com todo o avanço na área, é hora de refletir sobre espaços e ferramentas que podem ser empregadas para alcançar avanços educacionais e de desenvolvimento profissional por meio da realidade virtual.

Com apoio da Universidad Santander, onde sou professor e cientista, tive o artigo “relação da realidade virtual com o processo de memorização e aprendizagem”, publicado na revista científica multidisciplinar Ciências Latina, onde analiso como os métodos de realidade virtual podem beneficiar os processos de aprendizagem e memória. Os elementos sensoriais proporcionados pela realidade virtual, como estímulos visuais e auditivos, estão diretamente relacionados com o processo de aprendizagem e memorização. A implementação da realidade virtual pode beneficiar desde a aprendizagem infantil, à formação de profissionais qualificados.

O emprego da realidade virtual na formação profissional - e também na plena atuação, já é uma realidade. Para a medicina, a realidade virtual se tornou uma grande aliada no estudo, tratamento e simulação de ocorrências médicas de menor ou maior complexidade. Ela apresenta para médicos, professores e alunos um ambiente rentável e controlado para a formação, treino e troca de informações e experiências entre os usuários em uma maior escala.

A realidade virtual possui dois fatores que podem beneficiar muito a memória: fidelidade visual e informação sensorial. A experiência permite a melhor assimilação da realidade e a formação de modelos mentais e construção de conceitos abstratos fundamentais para a aprendizagem.

Entretanto, a realidade virtual não é uma substituta das experiências de aprendizagem reais, mas sim uma ferramenta para ampliar conhecimentos e formar profissionais ainda mais bem preparados e qualificados. É necessário compreender que não há uma resposta definitiva quanto a real eficácia desses ambientes virtuais e se eles realmente podem ser um substituto para situações reais, principalmente no processo de aprendizagem.

O uso de ferramentas imersivas para beneficiar a memória e aprendizagem já é realidade na medicina; agora, faltam pesquisas e avanços para que sejam também incorporados em outros segmentos, como na educação de crianças e adolescentes, e até mesmo na formação profissional de adultos.

Estudo publicado: https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/1714

*

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, colunista do Observatório de Games, é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
Próxima notícia

Dê sua opinião: