Filosofia de Vida

Precisamos sorrir


Sorriso

Sorriso Foto: Divulgação

O corpo humano é algo extraordinário e, muitas vezes recorremos a algo externo para nos reequilibrar quando internamente temos essa possibilidade, naturalmente. Vivemos tempos cinzentos e depressivos e exatamente por isso o neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu leva-nos a redescobrir o poder do riso.

"Rir é muito mais complexo do que parece à primeira vista. Quando rimos, além da respiração estão envolvidos diversos músculos corporais, especialmente da face.", inicia Abreu.

Ainda segundo o estudioso, rir ou ver alguém rir com vontade desencadeia uma série de reações cerebrais.

"Quando rimos ou observamos alguém a rir o nosso cérebro é ativado de inúmeras maneiras: o córtex motor (que ocupa 3 áreas no lobo frontal) e que é o responsável por controlar os músculos. O próprio lobo frontal sendo que este é o responsável por contextualizar e compreender toda a ação e também o sistema límbico que nós vai influenciar positivamente pelas nossas emoções.", explica Abreu.

Ainda segundo as palavras do neurocientista, "o riso é algo tão complexo que consegue ligar várias partes do nosso cérebro. Trabalhar todos esses circuitos simultaneamente acaba por ajudar a manter um cérebro mais ativo e saudável uma vez que fortalece as conexões entre os neurônios".

Mas para Fabiano de Abreu, o mais importante de tudo é o poder antidepressivo e antiestresse do riso.

"Quando rimos com vontade e com alguma frequência, este ato ajuda a controlar os níveis de serotonina, basicamente a função de um antidepressivo. Além disso, esta atitude mais positiva faz diminuir os níveis de cortisol que com o tempo de pode tornar perigoso para o sistema  cardiovascular, metabólico e também imunológico.", relata.

Ainda segundo Fabiano, " rir ajuda a diminuir os níveis de estresse e, em última análise ajuda a prevenir doenças uma vez que sabemos que níveis grandes de estresse e ansiedade prejudicam o nosso sistema imunitário e nos tornam mais propensos a adoecer.".

Mas para Abreu, rir é também uma questão de ver a vida de uma outra forma, mesmo socialmente sermos alegres muda a perspectiva dos outros sobre nós.

"Temos que usar a inteligência emocional, ativar mais o lado consciente para tomar decisões que nos traga um melhor conforto emocional e equilíbrio para uma melhor saúde mental. Ver um bom filme de comédia, buscar jogos em família ou amigos, lembrar de acontecimentos engraçados, buscar palavras e situações engraçadas para animar o outro e assim, sorrir, já que, o sorriso do outros nos faz sorrir também. Conte piadas, leia piadas, leia histórias engraçadas e sorria até de situações indesejáveis. Fazer sorrir e sorrir advém de um exercício de pulsão comportamental para a satisfação primeiro do outro e depois de si mesmo". 

Fabiano de Abreu luso-brasileiro e especialista em estudos da mente humana, neurocientista com especialização em Harvard e doutorado na L'Homme de Paris. Precursor nos estudos sobre a internet deixar as pessoas menos inteligentes publicado e aprovado pelo comitê científico internacional, membro da Federação Européia de Neurociência e da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra. 

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
Próxima notícia

Dê sua opinião: