Filosofia de Vida
EMPREENDIMENTO

Fazer aquilo que você domina pode ser uma forma lucrativa de empreender, afirma especialis

Consultor em negócios e marketing digital David Johny afirma que compartilhar conhecimento online pode ser um grande negócio para investir com custo inicial baixo


Empreendedorismo

Empreendedorismo Foto: Ascom

Muitas vezes, um assunto dominado e óbvio para uns, pode ser um campo desconhecido e assustador para outros. Como investir? O que é capital de giro? O que é inteligência emocional? As perguntas são as mais variadas para quem quer empreender, se recolocar no mercado ou simplesmente tem curiosidade em aprender algo novo. Nessas horas, muitos buscam orientação profissional e esta pode ser a porta de entrada para empreender. O empresário e consultor David Johny afirma que criar um infoproduto é uma excelente forma de começar a empreender. O que pode ser este infoproduto? Um deles é investir na distribuição de conhecimento na internet, algo lucrativo e simples de começar. "Para um leigo que está começando, o melhor negócio é vender seu conhecimento, criar um infoproduto, se tornar um infoprodutor", afirma o especialista em negócios. Alternativas como gravar vídeos e aulas sobre um tema e se colocar como a fonte daquele conhecimento pode ser uma saída com baixo custo inicial e grande retorno.  

Isso pode ser aplicado tanto por quem inicia no mercado trabalho, quanto por quem está encerrando a carreira e quer fazer mais com o conhecimento acumulado por anos. David Johny explica que o negócio pode ser em qualquer área. Alguém especialista em finanças, por exemplo, pode começar a gravar vídeos com dicas e distribuir gratuitamente até criar um público fiel. A partir disso, monetizar com venda de cursos e vídeoaulas. Não precisa ter Curso Superior, um pedreiro, por exemplo, pode ganhar dinheiro desta forma. "Muita gente na crise não tem dinheiro para contratar um pedreiro, então recorre a conteúdos na internet para aprender a fazer. Mas a internet é genérica, nem todos que falam são especialistas, então ser este especialista de referência é importante", afirma. O consultor destaca que, muitas vezes, falta um conteúdo sequencial, um passo a passo bem estruturado e organizado por quem entende profundamente e é neste nicho que é possível ter diferencial. Os vídeos podem ser simples, produzidos até mesmo com um celular, mas se tiver um passo a passo bem explicado e uma sequência didática, irão cativar o público.

Para monetizar há diversas plataforma cuja assinatura tem custo baixo. Nelas, é possível hospedar os materiais, fazer divulgação e receber pagamentos de forma segura. "Tem que  criar um curso ensinando aquilo que você sabe fazer de melhor e monetizar com isso, ser um produtor do seu próprio conteúdo é um caminho viável para qualquer pessoa começar", aconselha David Johny. 

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete