A culinária da Colômbia é originária da mistura de diversas culturas. Traços da cultura indígena, população nativa das montanhas andinas, traços da gastronomia espanhola pela colonização durante muitos anos e também traços de hábitos alimentares dos escravos vindos da África.
Esta é a origem da miscelânea de sabores nos melhores pratos da culinária típica colombiana.
Situada a oeste do Meridiano de Greenwich, na linha do Equador, a Colômbia possui regiões com climas diversos. Faz frio em cidades como Bogotá com altitude de aproximadamente 3.600m e faz muito calor em regiões baixas, próximos à linha do Equador. A variação climática influi nos tipos de alimentos cultivados em cada região e consequentemente nos costumes culinários resultando em diversidades gastronômicas no país.
O café e o Rum colombianos são bebidas obrigatórias para quem quer experimentar o que há de melhor. O perfume e o sabor das duas iguarias não tem igual.
A herança indígena do milho é uma presença forte em pratos típicos colombianos, com diferentes formas de cozimento e preparo.
A Arepa, é um exemplo, uma espécie de panqueca espessa que costuma ser servida como acompanhamento de diversos pratos ou servida somente com queijo e manteiga na hora do café, substituindo o pão.
É grande a variedade de frutas e de primeiríssima qualidade. Algumas são exóticas e deliciosas.
A Pitahaya, que lembra o fruto do nosso mandacaru e a Granadilla, uma espécie de maracujá, muito doce .
A Granadilla Foto: Goretti Mendes
A Pitahaya Foto: Goretti Mendes
Pitahaya Foto: Goretti Mendes
Mamoncillo, uma espécie parecida com a nossa pitomba sendo mais doce, amarela e mais carnuda.
MamoncilloFoto: http://culture.oasiscollections.com/pt/top-5-exotic-juices-to-try-in-colombiaO café da manhã na Colômbia é uma festa. É um verdadeiro almoço. Além das frutas frescas e maravilhosas é servida, como entrada, uma sopa muito rala e saborosa chamada Ajiaco Santafereño.
O prato principal do café da manhã é arroz com carne ou arroz com frango acompanhado de ovos, arepas, queijos, presuntos e tudo o que se tem direito, além, é claro do café colombiano que é de qualidade indiscutível.
Café da manhã foto: Goretti Mendes
Come-se muito bem na Colômbia e o preço é muito justo. Sem exploração.
Dos restaurantes mais simples aos mais sofisticados, a comida é muito farta. A quantidade sempre assusta quando chega à mesa. O melhor é que a qualidade também é uma grata surpresa.
A banana é a grande estrela da gastronomia colombiana. Ela é vendida nas ruas como se vende batatas fritas no Brasil. É o Patacones, um salgadinho, crocante e delicioso.
Patacones Foto: Goretti Mendes
Inacreditavelmente eles usam a banana da terra ainda verde!
A banana sempre acompanha todos os pratos. Seja em lâminas ou como “panquequinhas” são maravilhosos os Patacones ou tostones fritos.
Patacones Foto: Internet
As receitas destas delícias de banana são simples. O “pulo do gato” é que as bananas são verdes. Bananas maduras não ficam sequinhas nem ficam crocantes.
Para as lâminas de bananas,
Bananas da terra verdes (chamada também de banana comprida ou banana chifre de boi)
Óleo para fritar.
Sal à gosto.
Modo de preparar
Descascar as bananas e cortar em lâminas muito finas no sentido do comprimento (pode usar um fatiador de legumes);
Fritar as fatias imersas em óleo bem quente até começar a dourar.
Colocar em papel absorvente e polvilhar com sal à gosto.
Para as “panquequinhas” de bananas
03 Bananas da terra verdes (chamada também de banana comprida ou banana chifre de boi)
01 xícara de água
03 dentes de alhos amassados
Sal à gosto
Corte as bananas em partes iguais de mais ou menos 4 a 5 cm. Deixe repousar na água com os alhos amassados. Em seguida seque as rodelas de bananas em papel toalha e ponha para fritar rapidamente em óleo quente. Retire do fogo, coloque em papel absorvente para secar o óleo. Transfira as bananas para uma tábua de carne e com a ajuda de um amassador de alimentos ou mesmo com o fundo de um copo pressione as rodelas para amassar tomar a forma de panquecas. Volte a fritar em óleo quente até ficarem douradas. Colocar novamente para secar em um papel absorvente e servir ainda quente.
Para o Arroz de Coco
Ingredientes (4 porções)
2 Xícaras de Coco ralado
2 Xícaras de Arroz
2 Colheres de sopa de Açúcar mascavo
1 Pitada de sal
Modo de preparar
Para fazer o titoté (o caramelo que dá sabor e cor ao arroz), bata meia xícara do coco ralado com 2 xícara de água morna, e coe. Transfira o líquido para uma panela e leve ao fogo alto com o açúcar. Cozinhe este preparo (o titoté) até obter um caramelo escuro que forma grumos.
À parte, bata o coco restante com 4 xícaras de água morna. Coe muito bem e reserve o leite de coco resultante.
Quando o titoté estiver pronto, acrescente o leite de coco preparado no passo anterior e misture com uma colher até dissolver o titoté. Quando ferver, acrescente sal a gosto e o arroz, deixando cozinhar em fogo médio.
Quando o arroz tiver absorvido todo o leite de coco e estiver cozinhado, sirva ainda quente.
Este arroz é maravilhoso para acompanhar peixes e frutos do mar.