Coma a Sobremesa PrimeiroFoto: http://academiagastronomica.com.br/52-frases-de-gastronomia/O doce sempre existiu. A história da confeitaria é longa, existem registros de doces descritos por Cícero na Roma Antiga, um século antes do nascimento de Cristo.
Nos banquetes da Idade Média os doces não eram feitos com açúcar e sim com mel misturados às frutas, às amêndoas e às castanhas. Até então as mesas eram postas com todas as iguarias: carnes, ensopados, pães, tortas, queijos, frutas, bolos e mel. Não havia as categorias de pratos, não havia a ordem dos serviços. Tudo era comido de acordo com a vontade de cada convidado e a quantidade de pratos em exposição, claro, simbolizava a riqueza do anfitrião, como até em nossos dias.
Banquete MedievalFoto: http://contoselendasmedievais.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.htmlO conceito de iguarias de categorias diferentes surge no Século II Depois de Cristo e nesta época os doces não eram servidos depois e sim antes dos pratos principais para “abrir o apetite”.
Somente no final do século XVIII, com a descoberta do açúcar feito a partir da beterraba, a Europa pode se libertar da importação do açúcar feito da cana e conseguiu popularizar a produção de doces.
Foi somente no século XVI que surgiu o conceito da sobremesa na Europa e os doces passaram a ser servidos após as refeições.
No Século XIX a Europa aprimora a produção de doces e surgem os famosos “cafés e confeitarias”, locais charmosos e aconchegantes apreciados até hoje. A ideia de apresentar os pratos numa certa ordem passou então a ser aceita e os cozinheiros passaram a montar os cardápios com as entradas, os pratos principais e finalizando com as sobremesas.
Café no Centro de ParisFoto: Goretti Mendes
Para quem adora os doces, quebrar as regras é uma maravilha. A vida é curta, comer primeiro a sobremesa é ser feliz.
Na segunda metade do século XX foram descobertos o adoçantes artificiais tipo Aspartame e Sucralose que permitiram a popularização das sobremesas diet.
Compartilho duas receitas maravilhosas, do meu acervo, simples de serem feitas. A primeira feita com açúcar, para quem não tem restrições e a segunda Diet. Elas podem entrar no seu cardápio, fazer sucesso e agradar a gregos e troianos.
ROMEU E JULIETA – alguns sabores diferentes como a goiabada e o queijo combinam tão bem que parecem ter nascido um para o outro. De origem mineira, essa mistura sempre agrada aos mais exigentes paladares.
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
A mesma medida da lata de leite condensado de leite de gado
2 colheres (das de sopa) de manteiga
2 gemas (sem a pele)
1 lata de goiabada
Queijo de minas em cubinhos
MODO DE PREPARAR:
O Creme
Misturar em uma panela o leite condensado, o leite, a manteiga e as gemas. Levar ao fogo e deixar ferver um minuto com o fogo baixo. Retirar do fogo e acrescentar o creme de leite. Reservar e deixar esfriar um pouco, juntar os cubinhos de queijo.
A Goiabada
Cortar a goiabada e bater no liquidificador com o mínimo de água possível. Levar a mistura ao fogo para ficar cremosa e usar (reserve um pouco para a finalização).
MONTAGEM
Alternar camadas do creme branco e do creme de goiabada. Finalizar com o creme branco e decorar com o creme de goiabada usando um bico de confeitar em desenhos livres.
Podem ser feitas porções individuais em taças.
Romeu e Julieta na TaçaFoto: InternetPÊRAS AO VINHO - sobremesa DIET
Peras ao VinhoFoto: Goretti MendesIngredientes para as peras:
6 peras pequenas, tipo portuguesas
1 copo(s) de vinho tinto
1 copo(s) de Água
2 colher(es) (sopa) de adoçante
Modo de preparar as peras:
Descasque as peras e conserve os cabos.
Numa panela, junte o vinho, a água e o adoçante. Deixe ferver e coloque as peras para cozinhar. Devem cozinhar ficando ainda firmes. Não deixe amolecer demais.
Deixe esfriar e coloque na geladeira enquanto prepara o creme e a calda.
Ingredientes para o Creme:
1 lata de leite condensado Diet
A mesma medida de leite
1 gema
1 colher (das de sopa) de manteiga
Modo de preparar o creme:
Misturar tudo em uma panela, levar ao fogo e deixar ferver um pouco.
Reservar. Deixar esfriar.
Para a cobertura (Ganache):
Ingredientes:
Para cada 200g de chocolate ao leite Diet use 70ml de creme de leite.
Amêndoas laminadas para finalizar (opcional)
Modo de preparar o Ganache:
Aquecer o creme de leite sem deixar ferver e adicionar o chocolate picado. Mexer cuidadosamente até derreter o chocolate.
Modo de montar a sobremesa
Em um prato fazer uma “cama” de creme. Colocar a pera na vertical (se precisar, cortar um pouco a base da fruta para firmar). Regar com a cobertura (Ganache) e salpicar de amêndoas laminadas.
Peras ao VinhoFoto: Goretti Mendes