Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Torpedo elétrico

Confira as novidades do mundo automobilistico

Daniel Dias

Segunda - 18/11/2019 às 06:17



Foto: Divulgação Protótipo do Ford Mustang Lithium
Protótipo do Ford Mustang Lithium

Um protótipo do Mustang totalmente elétrico com mais de 900 cavalos de potência foi apresentado no Sema Show, em Las Vegas. Naturalmente, o carro não está à venda, pois tem como missão avaliar o interesse por um elétrico de alto desempenho. Ainda este mês, a Ford lançará um SUV elétrico inspirado nesse Mustang. 

O utilitário esportivo, no entanto, será muito menos potente que o “show car”, chamado pela marca norte-americana de Mustang Lithium. A Ford não forneceu números de desempenho do Mustang elétrico, se limitando a dizer que “a aceleração é simplesmente impressionante”. Criado em conjunto com a empresa de peças automotivas Webasto, o Mustang Lithium tem uma transmissão manual de 6 velocidades.

 Isso é incomum em um carro elétrico, porque, diferentemente dos veículos movidos a gasolina ou a diesel, os 100% “verdes” não exigem transmissão com mais de uma velocidade. O câmbio do Mustang Lithium é uma transmissão ??projetada para lidar com mil libras-pé de torque ou força de tração, acionada pelo motor elétrico.

 “A transmissão manual foi incluída porque coloca o controle do veículo nas mãos do motorista, que pode deixar o carro na terceira marcha o tempo todo e dirigir como qualquer outro elétrico ou optar por mudar de marcha”, disse Josh Lupu, diretor de Marketing da Webasto Customized Solutions.
Novo Chevrolet OnixLiderança em jogo


Apresentada em setembro, a segunda geração do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil há quase cinco anos, começará a ser comercializada a partir do final de novembro. A fabricante norte-americana divulgou alguns detalhes do hatch. Entre as novidades estão os números de potência e torque do motor 1.0 aspirado, das versões de entrada do hatch e do sedã, o Onix Plus.

 O propulsor entrega 78 cavalos com gasolina e 82 cavalos com etanol, ambos a 6.400 rpm. O torque é de 9,7 kgfm com o primeiro combustível e de 10,6 kgfm com etanol, a 4.100 rpm nos dois, com transmissão manual de 6 marchas. O motor 1.0 turbo (como já era conhecido) terá 116 cavalos e 16,8 kgfm de torque, com os dois combustíveis. 

Assim como o sedã, o Onix será maior em comparação à primeira geração, com 4,14 metros de comprimento (23 centímetros a mais), 1,73 metro de largura (3 centímetros maior) e 2,56 metros de entre-eixos (3 centímetros mais longo). A capacidade do porta-malas crescerá sutilmente, de 289 litros para 291 litros. 

A altura permanecerá a mesma (1,48 metro). Detalhe importante: o gerenciamento do motor já estará ajustado, para evitar os problemas que causaram incêndios e motivaram um recall do Onix Plus, lançado em setembro.
 

Fonte: Agência AutoMotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: