Blog do Fábio

Blog do Fábio

Lilo Clareto: à venda acervo de fotos da Amazônia

Para o mês dos pais, foi criada campanha que oferece durante todo mês de agosto três opções de presentes

Fábio Teles

Quarta - 04/08/2021 às 13:56



Foto: Divulgação Para o mês dos pais, foi criada ainda uma campanha com imagens da Amazônia
Para o mês dos pais, foi criada ainda uma campanha com imagens da Amazônia

Que tal dar uma foto de presente para seu pai?

 

A família do fotógrafo Lilo Clareto colocou à venda parte do acervo do consagrado profissional, que nos últimos anos defendeu a floresta Amazônica e seus povos com suas lentes e olhar crítico. Solidário aos ribeirinhos, que tiveram que abandonar seus lares para a construção de uma usina hidrelétrica, e aos povos indígenas, que seguem tendo suas terras invadidas por garimpeiros e posseiros, com rara sensibilidade, Lilo registrou de maneira poética e singular essas violências, retratadas nas fotos de sua galeria virtual (www.liloclareto.com.br).

Paliteiros, tríptico que mostra o resultado do represamento do Rio Xingu para criar a bacia de água que faz funcionar as turbinas da hidrelétrica, é um registro que traz, com muita delicadeza, a potência desta cena de destruição. A incrível imagem das árvores submersas apodrecendo nas águas é, ao mesmo tempo, triste e artisticamente bonita.

O Tríptico Bruma, que lembra uma pintura impressionista, retrata a beleza fluvial amazônica em três momentos diferentes do amanhecer e entardecer, com lindas nuances de cor captadas pelas atentas lentes do fotógrafo.

A Vila dos Ribeirinhos é o retrato da violência sofrida pelos ribeirinhos, obrigados a deixarem suas casas às margens do Rio Xingu, sendo empurrados para vilas populares nas periferias da cidade, corrompendo toda a sua história e modo de vida.

Criança no Rio e Passarinho são as duas fotos mais emblemáticas desta coletânea – e não por acaso as mais pedidas pelos admiradores do trabalho do fotógrafo. Elas reproduzem a felicidade das crianças ribeirinhas, brincando no rio, o seu parque de diversão. Na vida na cidade, elas trocaram o rio pela televisão e a alegria e o vigor pela passividade e sujeição.

São cenas que Lilo Clareto captou com muita verdade e muito amor.

CAMPANHA MÊS DOS PAIS

Para o mês dos pais, foi criada ainda uma campanha que oferece durante todo mês de agosto três opções de presente:

Kit Sagrado Xingu: com o livro "Brasil: Construtor de Ruínas", de Eliane Brum + 1 foto 30x30 (o cliente escolhe entre duas imagens impressionantes do rio Xingu);

Kit Arte no Asfalto: com o livro "O palhaço e o Psicanalista" de Christian Dunker + 1 foto 30x30 Arte no Asfalto (também aqui, há duas opções de fotos artísticas de uma série de registros de imagens impregnadas nas ruas de São Paulo).

Vale-presente: o cliente dá ao presenteado a oportunidade de escolher entre o leque de lindas fotos ou camisetas oferecidas no site.

A loja pode ser acessada pelo  www.liloclareto.com.br

LILO CLARETO

Vitimado pela Covid-19 em março deste ano, o fotógrafo faleceu após 30 dias de internação em hospital particular, deixando esposa e filha de dois anos de idade e uma grande dívida de despesas hospitalares, pagas em parte por uma vaquinha entre amigos e familiares e uma campanha de crowdfunding. Para quitar o restante da dívida, e oferecer algum suporte à família, foi disponibilizada parte do acervo do fotógrafo para a venda por meio de uma lojinha virtual.

Lilo Clareto é um profissional extremamente respeitado no meio jornalístico, tendo, em seus mais de 40 anos de profissão, passado pelos veículos O Estado de São Paulo e Revista Época, pelos quais recebeu premiações, entre as quais, a estatueta Líbero Badaró, a mais importante do jornalismo brasileiro.

Agosto/2021

Cid Luís de Oliveira Pinto

Jornalista responsável

19 99796 1645

cid.luis@alfapress.com.br

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: