Blog do Fábio

Blog do Fábio

Leilão acontece com obras de arte produzidas com bobinas doadas

São 11 peças produzidas por artistas piauienses e o valor arrecadado será destinado a ações sociais

Fábio Teles

Quarta - 29/07/2020 às 22:18



Foto: Rossana Sulzer São 11 peças produzidas por artistas piauienses
São 11 peças produzidas por artistas piauienses

A arte pode salvar vidas de muitas formas. É com essa proposta que acontece o evento Rebobinar-te, um leilão beneficente das obras de arte produzidas a partir de bobinas reaproveitadas. Os recursos obtidos serão direcionados para ações sociais, beneficiando principalmente os artistas que foram afetados pela pandemia da Covid-19. O leilão é realizado pelo Conselho Estadual de Cultura.

A Piauí Conectado contribuiu com a logística e todos os insumos utilizados pelos artistas na confecção das peças. São 11 peças produzidas por artistas piauienses, com diferentes formas de intervenção nas bobinas. O lançamento do leilão acontece nesta quinta-feira (30), durante a transmissão ao vivo Formação de Plateia Cultural, realizada pelo Conselho Estadual de Cultura.

“O objetivo principal é ajudar. A ajuda é completa quando existe o dar e receber. O artista que recebe a peça e doa o seu trabalho. Doando seu trabalho para uma causa tão nobre, ele vai indicar uma instituição ou uma pessoa do setor da cultura que queira ajudar. São pessoas que estão fazendo a diferença na vida do outro”, explica Poliana Sepúlveda, coordenadora do Centro Estadual de Cultura.

O leilão Rebobinar-te será realizado através do site VipDireto.com, plataforma também parceira do projeto, e já está disponível para que o público dê lances. No dia 7 de agosto, às 19h, o leilão será finalizado. Cada peça corresponde a um lote com valor inicial. Quem der o melhor lance em um lote garante uma das obras de arte produzidas nas bobinas.

A designer Alda Alencar e as artistas As Meninas criaram a coleção Entre Flores e Pássaros, transformando a bobina de madeira em três novas peças: um espelho e dois suportes para vaso, que podem ser usados de diversas formas. Em ambas as peças foram utilizadas técnicas de marcenaria e acabamento com pintura artística.

“A coleção Entre Flores e Pássaros teve como inspiração a natureza presente no jardim da minha casa. Sou apaixonada por plantas e acredito no seu poder para nosso bem-estar e equilíbrio. Por isso que uma das peças são suportes para vasos, já que precisamos estar perto delas. A ideia foi criar peças que valorizassem as bobinas, com uma pintura que remetesse a delicadeza e movimento das linhas orgânicas”, disse a designer.

Os artistas que participam da iniciativa são Igor Leite, Kaio Alves, Jota A, Osani Arimatea, Kelvyn Makllano, Pedro Vidal, Evaldo Oliveira, Andrei Nunes, Virginia Sertão, As Meninas, Alda Alencar, Mestre Dim e Conselho de Jovens Artesãos do Piauí. Além disso, as peças para divulgação do leilão foram fotografadas pela artista e fotógrafa Rossana Sulzer.

As bobinas utilizadas que passaram por intervenções artísticas foram disponibilizadas pelo Projeto Rebobinar. Segundo Charlene Queiroz, Coordenadora de Responsabilidade Social da Piauí Conectado, o intuito é contribuir com essa corrente de proteção ambiental, agregando valor cultural e social.

“Sem dúvidas a classe de artistas e o setor cultural foram um dos mais afetados pela pandemia e precisamos olhar para eles também. Então esse projeto além de ser sustentável e incentivar a arte, também tem o cunho social de ajudar quem precisa. É uma grande corrente do bem”, aponta a coordenadora.

A iniciativa faz parte do Projeto Piauí Conectado, que possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia.  

Fábio Teles com Letícia Santos

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: