Blog do Fábio

Blog do Fábio

Hoje tem live no YouTube: Procissão das Sanfonas, formato inédito

32 anos de saudade do Gonzagão e o centenário de Zé Dantas”, explica o organizador do evento, o professor Wilson Seraine

Fábio Teles

Segunda - 02/08/2021 às 02:07



Foto: Divulgação Em formato inédito, Procissão das Sanfonas de Teresina apresenta live
Em formato inédito, Procissão das Sanfonas de Teresina apresenta live

Adaptada à pandemia, a Procissão das Sanfonas de Teresina apresenta em seu canal no YouTube, a partir das 18h30, desta segunda-feira (2), evento virtual para o público. Pela primeira vez na história, a Procissão ocorre por meio de uma live. A transmissão também será realizada pela TV Assembleia do Piauí, canal 16.1.

 

“A Procissão das Sanfonas vai completar 13 anos e em decorrência da atual situação de pandemia, nosso evento ocorre de forma inédita, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Colônia Gonzaguiana. Na edição de 2020, divulgamos um vídeo com a participação de diversos músicos regionais. Das ruas do Centro de Teresina para o meio virtual, nossa organização se reinventou para não quebrar a tradicional homenagem que ocorre todos os dias 2 de agosto, data em que faleceu o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Este ano, com o cumprimento de todos os protocolos sanitários vigentes, lembraremos 32 anos de saudade do Gonzagão e o centenário de Zé Dantas”, explica o organizador do evento, o professor Wilson Seraine.

 

Muitas composições imortalizadas por Gonzaga vinham de grandes poetas da cultura nordestina. Um deles era o médico José de Sousa Dantas Filho, que assinava suas letras como “ZéDantas” e tem o seu centenário comemorado nesta edição da Procissão.

 

A programação virtual contará com as participações dos artistas: Adelson Viana; As Fulô do Sertão; Caju Pinga Fogo; Chagas Vale; Chambinho do Acordeon; Daniel Leal; Flávio Augusto; Flávio Moura; Gonzaga Lu; Grupo Valor de Pi; Inácio Botelho; Isac Prado; Ivan Silva; Jaiminho do Acordeon; Jeruilson; João Cláudio Moreno; João Lacerda; Joquinha Gonzaga; Kaleo ; Lázaro do Piauí; Léo Xenhenhem; Luís Marcos; Maísa Vieira ; Marina Elali; Marinaldo do Forró ; Marquinhos Mel; Pavarotti; Pedro Sampaio; Reginaldo Silva; Santanna, O Cantador ;Tairo Silva; Targino Gondim; Zé Dantas Neto e Zé Roraima.

 

Organizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí (grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores de cultura nordestina), esta edição da Procissão será realizada de forma totalmente virtual, sem a participação de público e com o cumprimento de todas as recomendações das autoridades sanitárias para combate e prevenção ao novo coronavírus.  Apenas os artistas participantes da programação e equipes de produção terão acesso ao local de transmissão, onde não será permitido o acesso de convidados e/ou acompanhantes.

 

A live possui o apoio cultural da TV Assembleia do Piauí; da Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Museu do Piauí, e da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

 

Canal de transmissão: https://bit.ly/2QsnmCI

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: