Blog do Brandão

Blog do Brandão

PESQUISA

Wellington Dias está entre os ministros mais bem avaliados do governo Lula

Pesquisa AtlasIntel revela que ministro do Desenvolvimento e Assistência Social tem 51% de aprovação, enquanto ministros do Centrão sofrem com avaliações negativas

Por Luiz Brandão

Domingo - 02/03/2025 às 16:13



Foto: Partido dos Trabalhadores Lula e Wellington Dias
Lula e Wellington Dias

Uma nova pesquisa da AtlasIntel, divulgada pela CNN, trouxe um panorama detalhado sobre a avaliação dos ministros do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O estudo revelou que Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, está entre os quatro mais bem avaliados, com 51% de aprovação. No entanto, ele ainda fica atrás de Simone Tebet, do Ministério do Planejamento, que lidera o ranking com 62% de aprovação.

A pesquisa destacou que, além de Tebet, outros ministros também conquistaram índices positivos. Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, aparecem empatados com 54% de aprovação. Já Ricardo Lewandowski, da Justiça, e Márcio França, do Empreendedorismo, obtiveram 47% e 46%, respectivamente. A ex-ministra Nísia Trindade, da Saúde; Luiz Marinho, do Trabalho; e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, também tiveram taxas de aprovação superiores às de reprovação.  

Por outro lado, os ministros indicados pelo Centrão enfrentam avaliações negativas. Juscelino Filho, das Comunicações, é o terceiro pior avaliado, com apenas 15% de aprovação. Celso Sabino, do Turismo, e André Fufuca, do Esporte, têm os piores índices, ambos com 12%.  

Wellington Dias, com 51% de aprovação, supera a taxa de reprovação e se consolida como um dos nomes mais bem avaliados do governo. Sua atuação à frente do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tem sido crucial para garantir políticas sociais em um momento de desafios econômicos. No entanto, ele ainda está distante da líder Simone Tebet, que alcançou 62% de aprovação, e de outros colegas como Macaé Evaristo e Mauro Vieira.

A pesquisa mostrou que, enquanto os ministros ligados a áreas sociais e estratégicas, como Planejamento e Relações Exteriores, têm avaliações positivas, os indicados pelo Centrão sofrem com a rejeição da população. A diferença entre a aprovação de Simone Tebet (62%) e a de André Fufuca (12%) é de 50 pontos percentuais, evidenciando a disparidade na percepção pública sobre o desempenho dos ministros.  

A pesquisa da AtlasIntel reforça a importância das políticas sociais e estratégicas para a popularidade do governo Lula. Wellington Dias, embora bem avaliado, ainda tem espaço para crescer e se aproximar dos índices de aprovação de Tebet e Evaristo. Enquanto isso, os ministros do Centrão enfrentam o desafio de melhorar sua imagem perante a população. 

Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<