Blog do Brandão

Blog do Brandão

Rafael anuncia novos secretários e começa formar base de apoio político na AL

Governador eleito começa anunciar nomes de secretários e auxiliares indicados pela base política eleita na chapa do governo

Por Luiz Brandão

Segunda - 07/11/2022 às 12:26



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

O governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles, começa mexer no taboleiro político para formar a base de sustentação política do governo dele na Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira (07) anunciou os nomes de mais sete secretários e mais quatro diretores de órgãos importantes na administração direta do estado.

Os novos nomes de auxiliares anunciados por Rafael mostram um perfil com conotações de indicações políticas. Entre eles estão três deputados eleitos na base do governo, dois do PT e um do MDB.

Equantos os nomes anunciados na semana passada foram de uma espécie de quota pessoal do governador eleito, os anunciados nesta segunda-feira (07) já revelam indicações de parlamentares da base aliada do governo.

Além dos deputados, estão na lista anunciada nesta segunda-feira (07) por Rafael os nomes de secretários e diretores de importantes órgãos do estado inficados politicamente, como DER, ADH, IDEPI, e FUNDESPI.

O política de valorização das mulheres está sempre no radar de Rafael. Mais duas foram anunciadas para auxiliares diretas do governador: a deputada Janaína Marques (PT) e a gestota Josiene Marques Campelo. Os nomes de novos membros da equipe do governo deverão ser anunciados amanhã.

Nomes e cargos

A deputada estadual Janaina Marques (PT) será secretária de Desenvolvimento Econômico. O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) será o secretário de Justiça e o advogado Daniel Oliveira será o  secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

Já o deputado Flávio Nogueira Júnior (PT) será o secretário de Infraestrutura e o doutor Samuel Pontes do Nascimento será secretário de Administração e Previdência do Estado do Piauí; Igor Neri vai ser o novo secretário da Defesa Civil do Piauí e Jonas Moura será o secretário dos Transportes do Estado do Piauí.

Rafael anunciou ainda os nomes de Josiene Marques Campelo para presidenta da Fundação de Esportes do Piauí - Fundesp, de Leonardo Sobral para diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí - DER-PI.

Leonardo Nogueira Pereira será o diretor geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Estado do Piauí - ADH, e o engenheiro Felipe de Melo Eulálio será o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí - IDEPI.

Primeiros nomes

O governador eleito também já tinha anunciado os nomes do advogado Francisco Lucas para Secretaria de Segurança; do professor Washington Bonfim como secretário de Planejamento e da governadora Regina Sousa para Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Rafael já havia anunciado também os nomes de Washington Bandeira, para Secretaria de Educação, Emílio Oliveira Júnior para secretário de Fazenda e do auditor Antonio Luiz Soares Santos para secretário estadual de Saúde.

Amigo pessoal do governador, o servidor de carreira do TRT-PI, Marcelo Nunes Nolleto, foi anunciado como secretário de Governo. A engenheira Maria Vilani da Silva foi chamada para Secretária das Cidades do Estado.

Também foram chamados para compor o primeiro escalão do governo de Rafael Fonteles o jornalista Mussoline Guedes, que será o chefe da  Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí.

Já o procurador do Estado e Mestre em Direito Francisco Gomes Pierot Júnior foi chamado para o cargo de procurador Geral do Estado do Piauí.

O atual secretário de Educação do Estado, Ellen Gera será o diretor geral da Agência de Tecnologia e Informação do Estado - ATI.

Para diretora geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí - DETRAN-PI, Rafael chamou a engenheira Luana Barradas.

Veja tambem:

Três suplentes assumirão cadeiras na Assembleia Legislativa

Rafael Fonteles confirma Janainna Marques para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Rafael Fonteles anuncia engenheiras para Secretaria de Cidades e Detran

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: