Blog do Brandão

Blog do Brandão

Piauí é o segundo estado do País em nota máxima na redação do Enem

O estado só fica de São Paulo e Rio de Janeiro e divide o pódiom com RN e RS; Nordeste é a região com maior número de campeões do Enem

Por Luiz Brandão

Terça - 16/01/2024 às 22:00



Foto: MEC Piauí teve seis campeões do Enem
Piauí teve seis campeões do Enem

Dividindo lugar no pódium com os estados do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul, o Piauí é o segundo do País com maior número de estudantes que tiraram nota máxima (mil pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, cujo resultasos foi anunciado nesta terça-feira (16), ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, tiveram, cada um, seis estudantes com nota mil (1.000 pontos) na redação do Enem. O Nordeste foi a região com maior número de notas mil (25 no total.

O Piauí só ficou atrás de São Paulo e Rio de Janeiro porque ambos foram também os estados com maior número de estudantes inscritos no Exame. Cada um deles teve sete candidatos com nota máxima na redação.

No total, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 - dessas, quatro eram da rede pública, segundo informou o Inep nesta terça-feira (16). Em 2022, o número de redações com pontuação máxima tinha sido de 18.

O tema da redação foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Orgulho do Piauí 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, comemorou escreveu em suas redes sociais que o resultado do Enem é mais um motivo de orgulho para o Piauí.

"Em termos relativos, dentre todos os estados do Brasil, tivemos a maior quantidade de notas 1.000 na Redação do ENEM! Foram 6 estudantes piauienses de um total de 60 no país inteiro. Apenas São Paulo e Rio de Janeiro (7 estudantes cada um) tiveram quantidade um pouco maior, sendo que são estados bem mais populosos.

E tivemos vários estudantes com nota máxima também em Matemática!!! Viva o Piauí!!!", escreveu Rafael no "X", abrigo Twitter. 

Fonte: MEC

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: