Blog do Brandão

Blog do Brandão

Novo Bolsa Família e atualização do CadÚnico começa pelo Piauí ainda neste mês

A determinação é do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias

Por Luiz Brandão

Terça - 03/01/2023 às 19:18



Foto: Reunião de Wellington Dias com parlamentares e o governador do Piauí
Reunião de Wellington Dias com parlamentares e o governador do Piauí

O recadastramento das família beneficiárias do Bolsa Família vai começar pelo Piauí, ao mesmo tempo em que será feita a atualização do Cadastro Único (CadÚnico)- o banco de dados do Governo Federal que reúne informações da população brasileira vulnerável.

A informação foi dada na manhã desta terça-feira (03), pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, aos representantes das bancadas federal e estadual do Piauí, durante a primeira reunião de trabalho dele no MDS. O governador Rafael Fonteles também participou da reunião.

O ministro disse aos parlamentares que o novo governo tem pressa na luta de combate à fome e à pobreza no Brasil. E, por isso, o trabalho de recadastramento das famílias deve iniciar ainda neste mês de janeiro.

Wellington Dias disse que ainda neste mês deverá acontecer uma reunião de técnicos do do Ministério com representantes das secretarias municipais de assistência social e da Secretaria Estadual de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos do Piauí.

Segundo os dados mais recentes do governo federal, no Piauí cerca de 450 mil famílias são beneficiárias do programa Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2023.

CadÚnico

Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população.

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma espécie de porta de entrada para que as pessoas de baixa renda tenham acesso a benefícios do Governo Federal. Cadastro Único permite acesso a mais de 20 programas e benefícios sociais.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: