Blog do Brandão

Governo aquece a economia do estado com a antecipação do pagamento do 13º dos servidores


Governadora Regina Sousa

Governadora Regina Sousa Foto: Francisco Leal

Teresina - Como a governadora Regina Sousa (PT) havia prometido, o  Governo do Piauí vai injetar na economia do estado mais de R$ 735 milhões neste mês de dezembro com o pagamento dos salários e a segunda parcela do 13º dos servidores estaduais.

O governo começou essa injeção de dinheiro na economia do estado na sexta-feira da semana passada, dia 9, com a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores. Só com essa antecipação o governo desembolsou mais de R$ 245 milhões.

O calendário oficial prevê para o período de 26 a 30 de dezembro o pagamento dos salários dos servidores estaduais referente ao último mês do ano. Esse calendário está mantido. A folha de pessoal do estado é paga dentro do mês trabalhado.

Já o 13º salário do servidor efetivo e pago em duas parcelas iguais. A primeira é paga no mês de aniversário do servidor e a previsão da segunda, conforme o calendário, seria paga dia 19 de dezembro, mas o governo antecipou esse pagamento em 10 dias. O servidor que completa ano em dezembro recebe o 13º integral.

Os servidores que ocupam os cargos comissionados, o pagamento do 13º também foi de dezembro, em parcela única, seguindo o planejamento do pagamento da segunda parcela dos servidores efetivos.

O Piauí tem atualmente 89 mil servidores estaduais, sendo 44 mil ativos e 45 mil inativos e pensionistas. O número de ativos deve aumentar a partir de janeiro de 2023 com a contratação de policiais civis e militares, professores e outros profissionais.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Próxima notícia

Dê sua opinião: