O governador Rafael Fonteles disse que quer como meta do governo reduzir de 7 para 5 anos a idade certa de alfabetização de crianças nas escolas públicas do Piauí. Para isso quer fortalecer as parcerias com os prefeitos de todos os 224 municípios do Piauí.
"Vamos buscar a redução da idade para alfabetização das crianças de sete (7) para cinco (5) anos. Lá em casa, os meus filhos foram alfabetizados com cinco anos. Se os meus podem os dos outros também podem", diz o Fonteles.
O governador orientou o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, a colocar a redução da idade certa da alfabetização como meta a ser seguida no plano educacional do estado para os próximos anos.
Rafael Fonteles tem repetido que a Educação é prioridade da sua gestão. Para ele, Educação tem de ser uma política de estado e não política de governo.
De acordo com o governador, a melhoria da Educação tem de ser feita por meio de diálogo permanente para ações conjuntas voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, utilizando potencialidades de cada ente envolvido nesse processo.
Na segunda-feira passada (29), Fonteles lançou o "Pacto Pela Educação", programa para otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios.
O Pacto pela Educação propiciará acesso a programas e ações coordenadas pela Secretaria Estadual de Educação - Seduc, nas áreas de acesso e permanência nas escolas, ensino e aprendizagem, gestão e infraestrutura.
União e parceria: um pacto pela Educação
União e parceria
"Aqui nós estamos num momento histórico, de aprofundamento da relação do estado com os municípios na área da Educação, porque a educação tem que ser programa de estado e não programa de governo", ressaltou Rafael na solenidade de lançamento do programa.
O governador destacou a adesão de prefeitos que não o apoiaram nas eleições de 2022 ao Pacto pela Educação ."Estou vendo aqui diversos prefeitos que não são do nosso campo político, o que mostra a lisura a forma correta como nós estamos tratando essa política de estado", disse o chefe do Executivo piauiense.
O governador afirmou ainda que o governo dele quer a Educação como prioridade em todos os municípios do estado. "Queremos que todos os 224 prefeitos, independente de terem votado em Rafael ou não, assinem e assumam esse pacto pela Educação", explicou Fonteles.

Dê sua opinião: