Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governador quer reduzir idade certa da alfabetização de 7 para 5 anos no Piauí

Rafael Fonteles defende que a Educação deve ser uma política de estado e não política de governo

Por Luiz Brandão

Quarta - 31/05/2023 às 01:22



Foto: CCOM/Rubens Falcão O governador do Piauí, professor Rafael Fonteles
O governador do Piauí, professor Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles disse que quer como meta do governo reduzir de 7 para 5 anos a idade certa de alfabetização de crianças nas escolas públicas do Piauí. Para isso quer fortalecer as parcerias com os prefeitos de todos os 224 municípios do Piauí.

"Vamos buscar a redução da idade para alfabetização das crianças de sete (7) para cinco (5) anos. Lá em casa, os meus filhos foram alfabetizados com cinco anos. Se os meus podem os dos outros também podem", diz o Fonteles.

O governador orientou o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, a colocar a redução da idade certa da alfabetização como meta a ser seguida no plano educacional do estado para os próximos anos.

Rafael Fonteles tem repetido que a Educação é prioridade da sua gestão. Para ele, Educação tem de ser uma política de estado e não política de governo.

De acordo com o governador, a melhoria da Educação tem de ser feita por meio de diálogo permanente para ações conjuntas voltadas à melhoria dos indicadores educacionais, utilizando potencialidades de cada ente envolvido nesse processo.

Na segunda-feira passada (29), Fonteles lançou o "Pacto Pela Educação", programa para otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios.

O Pacto pela Educação propiciará acesso a programas e ações coordenadas pela Secretaria Estadual de Educação - Seduc,  nas áreas de acesso e permanência nas escolas, ensino e aprendizagem, gestão e infraestrutura.

União e parceria: um pacto pela Educação

União e parceria

"Aqui nós estamos num momento histórico, de aprofundamento da relação do estado com os municípios na área da Educação, porque a educação tem que ser programa de estado e não programa de governo", ressaltou Rafael na solenidade de lançamento do programa.

O governador destacou a adesão de prefeitos que não o apoiaram nas eleições de 2022 ao Pacto pela Educação ."Estou vendo aqui diversos prefeitos que não são do nosso campo político, o que mostra a lisura a forma correta como nós estamos tratando essa política de estado", disse o chefe do Executivo piauiense.

O governador afirmou ainda que o governo dele quer a Educação como prioridade em todos os municípios do estado. "Queremos que todos os 224 prefeitos, independente de terem votado em Rafael ou não, assinem e assumam esse pacto pela Educação", explicou Fonteles.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: