Blog do Brandão

Formanda de medicina da UFPI dedica conquista do seu curso a Lula e Dilma


Paula e os colegas se preparam para formatura

Paula e os colegas se preparam para formatura Foto: Facebook

Formandos da primeira turma do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí - UFPI, em Parnaíba, semana passada para fazer uma homenagem aos ex-presidentes Lula e Dilma, responsáveis pela criação e implantação do curso naquela escola.

Para eles, Lula precisa ser cada vez mais reconhecido e homenageado pelo trabalho que possibilitou o governo federal levar educação, saúde, esperança e melhores condições de vida a lugares onde antes isso era praticamente impossível.

Em nome dos colegas, a estudante Paula Evangelista, desenhou uma estrela na palma da mão esquerda e escreveu "bjs Lula". Depois o grupo posou para a foto. Todos aparecem sorrindo.

Em seguida Paula  publicou texto nas redes sociais agradecendo ao ex-presidente pela oportunidade de poder estudar. A futura médica é da cidade de Itabirito, Minas Gerais e chegou ao Piauí em 2014, para ingressar no curso de medicina em Parnaíba.

Lula e Dilma: projetos e programas que mudaram a vida do Brasil

A seguir, a mensagem da formanda.

"Beijo Lula!!

Há quase seis anos passei [no vestibular] pra um curso de elite [medicina] que até então era impensável pra mim e pra tantos outros. E passei pra Parnaíba. Aos amigos do Sudeste que nunca ouviram falar, Parnaíba é a 2ª maior cidade do Piauí, fica no litoral e tem menos de 150mil habitantes.

Alguns seres tiveram a ideia revolucionária de que necessitávamos de mais médicos pro Brasil, e principalmente mais médicos no interior. Daí veio a interiorização dos cursos, com a abertura inclusive desse no qual passei.

Também houve a ideia de que a formação [na área médica] precisa ser voltada pra atenção básica, com a atenção centrada na pessoa. E mais: foi observado que algo tão necessário não podia ser reservado somente aqueles que tem possibilidade de estudar nas melhores escolas e cursinhos, brancos e já de classe media/alta. Teve até nome isso: MAIS MÉDICOS.

Então se formou essa turma no interior do Piauí, com cotistas sociais e raciais; com pessoas de todas as classes e de diversos cantos do país; com professores que acreditam na construção de uma medicina que veja pessoas, não doenças.

Somos pardos, pretos, cotistas, filhos de eletricistas, vigias, donas de casa, cozinheiras, agentes de saúde, entre tantos outros que não puderam sonhar com um curso superior. Somos o fruto do sonho de gerações impedidas de sonhar. Passamos por esses quase seis anos com a família fazendo um esforço descomunal pra nos manter fora de casa (emocional e financeiramente).

Passamos por diversos momentos de dúvida: esse é realmente o meu lugar? Sim, é. Tem que ser, é pra ser.. Hoje eu sei disso sem dúvida alguma.

A vida de cada um mudou,  pra alguns, em específico, a vida da família inteira mudou. E vamos mudar a vida de cada um que passar pela nossa.

Hoje, nos últimos meses de formação, só tenho a agradecer por ser parte dessa geração que tem o mínimo de oportunidade de mudar a própria história por meio da educação. Agradecer a família que fez o impossível pra tornar o sonho realidade. Aos professores que acreditaram nessa formação; aos pacientes que me deixaram participar de seus momentos mais difíceis. E claro, ao Projeto de Nação que tornou tudo isso possível.

Por tudo isso amigos, BEIJO LULA! Bjo Dilma!

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.
Próxima notícia

Dê sua opinião: