Blog do Brandão

Blog do Brandão

Franzé assume luta para solucionar problema dos transportes em Teresina

Esse serviço, que já era muito ruim na administração dos tucanos, piorou muito na gestão do Dr. Pessoa; PT deve assumir bandeira da gratuidade nos ônibus

Por Luiz Brandão

Terça - 07/02/2023 às 14:08



Foto: Thiago Amaral/Alepi Deputado Franzé Silva
Deputado Franzé Silva

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Silva, do PT, resolveu meter o dedo na ferida de um dos maiores problemas enfrentados no dia-a-dia pelos teresinenses: a falta de transporte coletivos público na capital.

Esse serviço, que já era muito ruim na administração dos tucanos na Prefeitura de Teresina, piorou muito nos últimos dois anos. O transporte público simplesmente deixou de existir na gestão do atual prefeito, o Dr. Pessoa, que não dá a menor demonstração de querer resolver problema.

Por falta de ação do poder público municipal, o transporte do teresina é um dos mais caros e ineficientes do país. Mais de 30% do salário do trabalhador em Teresina são gastos com deslocamento de casa para o trabalho.

Como presidente de um poder público, Franzé Silva assume para si a responsabilidade de buscar a solução para esse grave problema. É louvável a iniciativa do parlamentar. Há mais de dois anos o teresinense convive com a falta de ônibus ou com uma frota minima, insuficiente para atender a demanda da população.

A falta de transporte coletivo público causa grande sofrimento para aqueles que precisam se deslocar dos bairros para o Centro da cidade, para estudar, para trabalhar ou pessear. Sair de casa em Teresina é um verdadeiro tormento. Os usuários passam horas e horas à espera de ônibus. Na Zona Rural o problema é inda mais grave.

Na gestão dos tucanos foi criado um tal Integra, que seria um sistema de integração dos transportes públicos em Teresina. O tal Integra nunca funcionou como deveria e até hoje só serviu mesmo para enterrar dinheiro público nos terminais e nas paradas de ônibus fantasmas criadas ao longo das principais avenidas da cidade.

A iniciativa do presidente Assembleia em buscar uma solução para o problema dos transportes da capital do Piauí deve ser aplaudida por todos. Aliás, como petista, Franzé poderia sugerir ao PT a assumir a bandeira da tarifa zero para os transportes públicos de Teresina. A gratuidade dos ônibus tornaria o partido praticamente imbatível na capital em 2024.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: