Blog do Brandão

Blog do Brandão

Faixa que Rafael Fonteles recebeu de Regina Sousa na posse é novinha em folha

Faixa usada por Wellington Dias e Regina Sousa era incompatível com a altura e peso do novo governador do Piauí

Por Luiz Brandão

Terça - 03/01/2023 às 17:39



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Rafael Fonteles recebeu de Regina uma faixa novinha
Rafael Fonteles recebeu de Regina uma faixa novinha

O simbolismo da faixa de posse de presidente e governadores não é tão simples como se imagina. Manter essa tradição exige certos cuidados, porque, entre outros aspectos, existe a variações de altura e "largura" de quem vai usá-la.

A faixa é uma indumentária reverenciada como símbolo nacional pelas culturas que a adotam. É um distintivo do cargo de presidente da república e governadores, por exemplo.

No Brasil, a faixa presidencial foi instituída pelo 8º presidente, Hermes da Fonseca, em 1910. Depois dessa data os governos estaduais também institucionalizaram o adereço para uso em posses, datas históricas e ocasiões especiais.

Na posse do presidente Lula, em 1º de janeiro, a faixa teve um simbolismo especial porque foi entregue a ele por representantes do povo, porque o ex-presidente Jair Bolsonaro abandonou o pais antes de terminar o governo e seu vice, Hamilton Mourão, se negou a repassar a indumentária ao sucessor.

Lula recebeu a faixa de representantes do povo

Novinha em folha

E por falar em faixa, fonte do Cerimonial do Palácio de Karnak informou ao Blog que a a repassada pela ex-governadora Regina Sousa a seu sucessor Rafael Fonteles é novinha em folha.

De acordo com a fonte, a faixa que foi usada por Wellington Dias e repassada para Regina teve de ser substituída, porque Rafael, além de mais alto também e, digamos, mais "rechonchudo" que sua antecessora.

"Quando é passada para uma pessoas de menor estatura não tem problema. O tamanho pode ser ajustado. Mas o contrário não tem como. Não tem como se esticar a faixa", explica a fonte.

Rafael Fonteles e Regina Sousa: medidas muito diferentes

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: