
O simbolismo da faixa de posse de presidente e governadores não é tão simples como se imagina. Manter essa tradição exige certos cuidados, porque, entre outros aspectos, existe a variações de altura e "largura" de quem vai usá-la.
A faixa é uma indumentária reverenciada como símbolo nacional pelas culturas que a adotam. É um distintivo do cargo de presidente da república e governadores, por exemplo.
No Brasil, a faixa presidencial foi instituída pelo 8º presidente, Hermes da Fonseca, em 1910. Depois dessa data os governos estaduais também institucionalizaram o adereço para uso em posses, datas históricas e ocasiões especiais.
Na posse do presidente Lula, em 1º de janeiro, a faixa teve um simbolismo especial porque foi entregue a ele por representantes do povo, porque o ex-presidente Jair Bolsonaro abandonou o pais antes de terminar o governo e seu vice, Hamilton Mourão, se negou a repassar a indumentária ao sucessor.
Lula recebeu a faixa de representantes do povo
Novinha em folha
E por falar em faixa, fonte do Cerimonial do Palácio de Karnak informou ao Blog que a a repassada pela ex-governadora Regina Sousa a seu sucessor Rafael Fonteles é novinha em folha.
De acordo com a fonte, a faixa que foi usada por Wellington Dias e repassada para Regina teve de ser substituída, porque Rafael, além de mais alto também e, digamos, mais "rechonchudo" que sua antecessora.
"Quando é passada para uma pessoas de menor estatura não tem problema. O tamanho pode ser ajustado. Mas o contrário não tem como. Não tem como se esticar a faixa", explica a fonte.
Rafael Fonteles e Regina Sousa: medidas muito diferentes
