Na política as decisões são dinâmicas e as negociações na param. Mal os novos governos tomaram posse e em todo o país já se fala nas eleições municipais do próximo ano. No Piauí, o assunto já é um dos mais presentes nos veículos de comunicação.
Em pelo menos quatro municípios piauienses os candidatos a prefeito já começam a se movimentar e buscar alianças: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, os maiores colégios eleitorais do estado.
Em Teresina o prefeito Dr Pessoa buscará a reeleição e tentar atrair o PT, hoje o partido mais forte do Piauí, para seu palanque. Mas o PT dificilmente deixará de apresentar candidato próprio, principalmente porque venceu a eleição estadual e para presidente da República.
Em Parnaíba, o prefeito Mão Santa, no seu segundo mandato consecutivo, trabalha em família para eleger o sucessor e o candidato dele pode ser um indicado pelo ex-governador José Filho, sobrinho de Mão Santa.
Em Picos o atual prefeito Gil Marques de Medeiros, o "Gil Pataibano", vai indicar candidato para enfrentar o grupo do governador Rafael Fonteles, liderado pelo empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho, do PT, sogro de Rafael.
Em Floriano, o grupo do ex-prefeito Joel Rodrigues, hoje no PP, tentará reeleger o prefeito Antônio Reis Neto, que herdou o mandato quando Jeol renunciou ao cargo para disputar uma vaga no Senado contra o hoje senador eleito e ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Dê sua opinião: