No plano de governo que aprovou, o governador Rafael Fonteles colocou como prioridade a ampliação e melhoria da infraestrutura em áreas importantes para o desenvolvimento do estado. A construção de aeroportos e aeródromos está entre essas prioridades. Por isso, até junho deste ano, deve ocorrer a inauguração do aeroporto de Uruçuí.
De acordo com informações da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans), as obras estão avançadas. O aeroporto de Uruçuí terá pista de 1.400 metros de extensão e 23 metros de largura com pavimentação asfáltica, balizamento noturno e terminal de passageiros.
O projeto, que também contempla a implantação de uma via de acesso à PI-240, está recebendo um investimento significativo, totalizando quase R$ 11 milhões.
Marco histórico
O Aeroporto de Uruçuí representa um marco importante para o desenvolvimento econômico não apenas do município, mas de toda a região circundante.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, a infraestrutura aeroportuária tem o potencial de impulsionar diversos setores, com destaque para o agronegócio, que desempenha um papel importante na produção de commodities no crescimento econômico regional.
"E uma região de grande importância, que tem demonstrado um progresso constante na produção de grãos, na agropecuária e no comércio, além de atrair investimentos industriais. Estamos empenhados em garantir que a aviação regional contribua para o contínuo desenvolvimento econômico e social de Uruçuí e dos municípios vizinhos, com a chegada de novos empreendimentos", explica Jonas Moura.
O secretário acrescenta que o aeroporto, equipado com infraestrutura para operações 24 horas por dia, será uma ferramenta crucial para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Aéreo, contribuindo para salvar vidas.
Construção e reformas em 2023
Em 2023, o governo do estado construiu o aeroporto de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, um pontos turiscos mais visitados do Piauí. O aeroporto vai impulsionar o acesso de turistas e investidores à Rota das Emoções, que atualmente é um dos destinos mais procurados do Nordeste.
Além do aeroporto de Barra Grande, o governo também conseguiu a homologação do balizamento noturno do aeroporto porto de Picos, proporcionando a possibilidade de pousos e decolagem daquela cidade a qualquer hora do dia e da noite.
Ainda em 2023, o governo inaugurou a reforma e ampliação do aeroportos de Bom Jesus, Piripiri, Oeiras e Valença. Também reformou o ampliou os aeródromos de Cocal, Castelo do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, Curimatá, Alvorada do Gurguéia, Canto do Buriti.
O governador Rafael Fonteles informou que, em breve, entre aeroportos e aeródromos com pistas asfaltadas, serão mais de 30. "E pelo menos 14 com balizamento noturno", garante o chefe do Executivo estadual.