Se as eleições para prefeito fossemk hoje, o candidato do PT, Abdoral Melo, seria eleito com uma vantagem esmagadora sobre sua principal adversária, a professora Adalgisa Sá Castro, do MDB. O petista teria quase 65% dos votos. Ele rem o apoio político do grupo liderado pelo deputado estadual Francisco Limma (PT).
Isso é o que revela pesquisa do Instituto Amostragem, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto, em São João do Arraial. O estudo aponta ampla vantagem do candidato do PT a prefeito do município, Abdoral Melo.
Estimulada
Na sondagem estimulada, o candidato petista alcança 58% das intenções de voto, contra 32,3% da candidata professora Adalgisa. Considerando apenas os votos válidos o percentual chega a 64,21% para Abdoral enquanto a candidata da oposição Adalgisa fica com apenas 35,7%.
Espontânea
Na sondagem espontânea, Abdoral Melo também se mantém na frente com 53%. Já Adalgisa pontua com 30%. Em todos os cenários, o candidato Abdoral, que é apoiado pela atual prefeita Vilma Lima e pelo deputado estadual Limma, se situa com mais de 20 pontos percentuais à frente de sua oponente.
A pesquisa aponta também que a candidata Adalgisa possui a maior rejeição. Segundo o levantamento, 36,67% dos eleitores de São João do Arraial rejeitam a candidata. Já Abdoral Melo possui a menor rejeição, com 21%.
Prefeita aprovada
O instituto ainda captou que 75% da população de São João do Arraial aprova a gestão da prefeita Vilma Lima e que 72,33% votariam em um candidato apoiado pelo presidente Lula.
A pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem foi aplicada entre os dias 13 e 15 de agosto com 300 pessoas da zona urbana e rural de São João do Arraial. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o número PI – 07978/2024. A margem de erro da pesquisa é de 5,54% e seu nível de confiança de 95%.
Fonte: Instituto Amostragem