Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Uma história de amor

*Por Wellington Soares

Terça - 10/01/2023 às 18:38



Foto: Imagem ilustrativa Relação de amor do presidente Lula com o Piauí
Relação de amor do presidente Lula com o Piauí

Não é novidade para ninguém a relação de amor do presidente Lula com o Piauí. Ele não perde a oportunidade, mesmo em situações inesperadas, de expressar tal sentimento pelo estado nordestino. Paixão que vem, aliás, de longas datas. Pra sermos mais exatos, desde os anos de 1980, quando iniciou suas andanças pelo Piauí. Não somente com o objetivo de criar o PT, mas de construir amizades duradouras na “terra querida, Filha do Sol do Equador”. Sem falar ainda de futuramente, como veio a ocorrer, ajudar o Piauí a melhorar seus indicadores econômicos e sociais.

Entre outros exemplos, basta lembrar a cerimônia do último dia 1º, no Congresso Nacional, quando Lula fez questão de assinar o termo de posse, dando ênfase ao fato, com uma caneta recebida de companheiro local em 1989 (no caso, Fernando Menezes). Com esse gesto, manifestou enorme carinho aos piauienses. “Essa caneta é uma homenagem ao povo do estado do Piauí”, destacou. Tudo dito em cadeia nacional de televisão para o Brasil e o mundo ouvirem.

Na primeira entrevista concedida à imprensa, tão logo foi confirmado eleito pelo TSE, Lula também expressou seu amor e gratidão ao Piauí. Quando indagado pela jornalista Cinthia Lages, em hotel de São Paulo, sobre o que achava do nosso estado, ele não economizou elogios: “Ao Piauí, eu sou eternamente grato. O Piauí é um estado fantástico”. Não é pra menos, afinal o Cara, como o tratou Obama, obteve 76,86% dos votos dos eleitores piauienses no 2º turno. Proporcionalmente, o estado mais lulista do país.

Não satisfeito, convidou o senador eleito Wellington Dias, maior liderança política do estado e amigo dileto, para ser o ministro do Desenvolvimento Social do novo governo. Pasta estratégica por cuidar do Bolsa Família e da erradicação da fome no Brasil, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas. A eleição de Rafael Fonteles ao governo estadual, no primeiro turno, teve seu apoio irrestrito, com Lula marcando presença durante a campanha eleitoral. Em troca afetiva, ganhou uma gigantesca bandeira verde e amarela, desfraldada naquele dia histórico.

Segundo o fundador local do PT, o sociólogo Antônio José Medeiros, somente durante a pandemia e da prisão injusta, Lula deixou de vir ao Piauí. Em algumas delas, protagonizando histórias engraçadas, como a de pegar uma jiboia na mão, em Guadalupe, e trazê-la a Teresina para doar à Universidade Federal do Piauí. Tal relação amorosa tão bonita nasceu, parafraseando Guimarães Rosa, nessas horinhas de amizade plantada ao longo das últimas décadas. 

(*) Wellington Soares é professor

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: