Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

PCdoB: Um século de lutas em defesa da soberania, da democracia e do socialismo

Em todo o país os comunistas brasileiros estão lembrando e comemorando os 100 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil - PCdoB

Por Raul Carrion

Sexta - 25/03/2022 às 13:18



Foto: PCdoB Logomarca do Partido Comunista do Brasil
Logomarca do Partido Comunista do Brasil

Há exatos 100 anos, no dia 25 de março de 1922, foi aberto no Rio de Janeiro o Congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil.Participaram dele 9 delegados, representando 73 filiados em todo o Brasil.

Não havendo legislação para os partidos políticos, foi registrado como sociedade civil e teve os seus Estatutos publicados no Diário Oficial da União de 7 de abril de 1922.
Três meses depois, teve a sua sede invadida e fechada, sendo forçado à mais dura clandestinidade.

Teve início, então uma longa saga que segue até os dias de hoje.

Herdeiro das grandes lutas operárias do início do século passado -- como as greves gerais de 1917 e 1919 -- foi o primeiro partido a organizar sindicatos por indústria e a levantar as bandeiras da luta antiimperialista, da reforma agrária e do direito universal ao voto, inclusive para mulheres, analfabetos e soldados.

Nesses 100 anos, foi proibido e perseguido por 61 anos! Teve milhares de seus militantes presos, torturados e mortos, sendo o partido que mais vidas sacrificou em defesa do Brasil, da democracia e dos direitos do povo.

Hoje, reconhecido e respeitado pelo conjunto das forças políticas progressistas e democráticas, é um partido com mais de 400 mil filiados, enraizado em todo o país e presente nas mais variadas lutas políticas, sociais e de ideias.

Presente no Congresso Nacional e em diversos parlamentos e governos estaduais, é a principal força na juventude brasileira e no movimento comunitário, tendo importante presença na luta sindical, feminista, anti-racista e por livre opção sexual.

Decisivo na aprovação do instrumento das federações partidárias, o PCdoB trabalha para criar uma grande unidade do campo popular e de esquerda, ponto de partida para a formação de uma ampla frente antifascista, capaz de derrotar o projeto antidemocrático e entreguista do atua presidente genocida!

Por tudo isso, os 100 anos do PCdoB são motivo de júbilo não só para os comunistas, mas para todas as forças democráticas e progressistas do país!
Para contribuir a um maior conhecimento dessa longa e heróica caminhada dos comunistas brasileiros, disponibilizo a seguir o meu texto "A FUNDAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL", publicado em janeiro de 2022 na Revista Princípios n°163.
Boa leitura!

https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/172/80

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: