Viver Pleno

Viver Pleno

Amor social e consciência crítica

Por Nazareno Fonteles

Segunda - 25/03/2024 às 21:46



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Nazareno Fonteles
Nazareno Fonteles

No cerne de uma sociedade mais justa e solidária, encontramos dois pilares fundamentais: o amor social e a consciência crítica. O amor social, em sua essência, é a força interior que nos une e nos impulsiona a buscar o bem-estar coletivo sem discriminação. Não se trata de uma transação ou um produto do capitalismo consumista, mas sim de uma prática libertadora que nos conecta uns aos outros.

A consciência crítica, por sua vez, é a luz interior que ilumina nosso caminho nessa jornada. Ela nos capacita a enxergar além das estruturas opressivas e a questionar os valores que nos são impostos.

“As pessoas querem saber como começar a prática de amar. Para mim, é aí que a educação para uma consciência crítica precisa entrar... Consciência é central para o processo do amor como prática da liberdade” - disse Bell Hooks.

Com uma consciência crítica, podemos reconhecer as armadilhas do consumismo e do individualismo, e optar por uma prática de amor que valoriza a conexão genuína e o apoio mútuo. Isso nos leva a buscar relações humanistas que são enriquecedoras e transformadoras, tanto para nós mesmos quanto para os outros, criando assim uma sociedade mais compassiva e solidária.

Com a consciência crítica reconhecemos que o amor social verdadeiro floresce na liberdade fraterna, não na competição.

Ao abraçarmos o amor social com consciência crítica, escolhemos construir uma comunidade onde cada pessoa é singularmente valorizada. Isso  nos impulsiona a transformar a sociedade, começando por nós mesmos, e estendendo nossa mão em solidariedade. Esse é o amor que transcende barreiras, que não conhece fronteiras e que nos faz verdadeiramente livres.

Vamos juntos cultivar esse amor fraternal, nutrir essa consciência crítica e semear as sementes de um futuro onde a liberdade fraterna e o viver solidário em comunidade tornem-se as verdadeiras riquezas socioculturais da sociedade.

#AmorConsciente 

#PráticaDaLiberdade 

#ComunidadeSolidária

Siga nas redes sociais
SOBRE O AUTOR

SOBRE O AUTOR

José Nazareno Cardeal Fonteles é graduado em Medicina e Matemática. Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia e mestrado em Matemática. Atuou como ortopedista no HGV, na Casamater e nas clínicas Cot e Copil. É professor aposentado da UFPI. Exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e de deputado federal. Fundou e presidiu por sete anos a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutrcional do Congresso Nacional. Foi secretário de saúde do Piauí. Participa da direção do grupo educacional CEV. É casado com Nereida, pai de Deborah, Danielle e Rafael e avô de sete netos. Tem fé em Jesus de Nazaré, o Mestre do Amor Gratuito.

Compartilhe essa notícia: