Arquitetura e Design

PALLET IS THE NEW BLACK!

Quarta - 16/05/2018 às 06:05



Foto: Reprodução Pallets estão em alta
Pallets estão em alta

Eles vieram para ficar! Leia mais e veja dicas de uso e de decoração com a nova peça coringa da arquitetura de interiores.

Que jogue a primeira pedra quem nunca viu um exemplo de decoração com pallets, eles são peças versáteis, baratas (quase sempre gratuitos), fáceis de encontrar e caíram no gosto popular! Cada vez mais, ao buscarmos inspirações para nossas reformas e renovações da casa, nos deparamos com essas peças de madeira sendo usadas das mais variadas maneiras. Mas se você é daqueles que quanto mais exemplos vê mais perdido fica então achou o lugar certo! O Arquitetura Descomplicada vai desembaralhar suas ideias!

Pallets

Antes de mais nada devemos alertar para alguns perigos que o pallet pode trazer se não for bem escolhido ou bem trabalhado. Existem pallets de metal e de plástico, mas os mais utilizados para decoração são, sem dúvida, os de madeira, e o perigo mora aí. Esse material, se não for bem tratado, é um ambiente favorável para o crescimento de bactérias, como a E. coli e salmonela, e de fungos que podem ser prejudiciais à saúde. Para evitar tais problemas preste bem atenção no estado do pallet antes de pegá-lo, verifique se ele está seco, se as peças não estão quebradiças e observe atentamente as manchas existentes na madeira, tenha atenção dobrada caso esteja coletando diretamente do lixo. Além disso, lixar e envernizar o pallet antes de transformá-lo aumenta a durabilidade da peça e evita o aparecimento de parasitas posteriormente.

Tomando os devidos cuidados os pallets são ideais para liberar sua criatividade, por serem muito duráveis e resistentes eles podem ser utilizados para montar os mais diversos móveis. Vamos dar dicar de como usá-los em cada ambiente da sua casa.

Pallets

QUARTO

Geralmente vemos os pallets transformados em camas, o que é uma ideia muito boa, deixa o ambiente mais despojado e com um ar mais jovem, porém isso torna a limpeza mais difícil. Se você quiser aproveitar os pallets no seu quarto e ter menos trabalho para limpar opte por utilizá-lo como cabeceira de cama, ou monte mesas laterais cheias de personalidade. Você pode aproveitar as peças e fazer a instalação das luminárias nas laterais da cama integradas com o próprio pallet que você transformou em móvel.

PalletsPalletsPalletsPallets

SALA

A sala é onde vemos o maior número de inspirações para o uso dos pallets, isso acontece por que eles são peças baratas, então há a possibilidade de construir sofás enormes sem gastar muito. Além disso, as mesas de centro feitas de pallets são móveis fáceis de fazer, então, mesmo aqueles que não tem muita destreza na marcenaria são capazes de construir um mobiliário bonito e de qualidade.

Pallets

Ao construir seu sofá utilize as paredes como encosto, e fique atento às cores das almofadas que você vai utilizar, se seu sofá terá um estofamento mais chamativo opte por deixar o pallet cru ou com cores neutras, mas se ainda assim você quiser usar uma cor forte na madeira combine ela com os tons utilizados nos tecidos de revestimentos.

PalletsPalletsPallets

A mesinha central pode ser feita apenas de pallets empilhados, para dar mais caráter coloque pés ou rodinhas e brinque com o tampo da mesa, ele pode ser de vidro, de espelho, pode ter uma superfície estampada, ou pode ser apenas a madeira do pallet com acabamento cru, por que não?

PalletsPalletsPallets

SALA DE JANTAR

A maioria das pessoas pode achar um pouco complicado construir uma mesa de jantar com os pallets, então nossa dica é utilizá-los para fazer os bancos da mesa, de quebra você ainda acompanha outra tendência que é a substituição das tradicionais cadeiras por assentos longilíneos e contínuos. Se você quiser uma mesa com material reciclado mesmo sem ter muitas habilidades com marceneiro é aconselhável utilizar os carretéis de madeira que são descartados pelas empresas de energia.

PalletsPalletsPalletsPallets

HOME OFFICE

Já falei aqui no Arquitetura Descomplicada sobre como montar seu Home Office, e os pallets não ficam de fora da decoração desses ambientes. Você pode aproveitar as peças para montar uma mesa com baixo custo. O uso do pallet é ideal para trabalhos mais despojados e que envolvam a criatividade, pois eles compõe bem com um ambiente mais divertido, mas nada impede que sejam usados em home offices mais formais. Uma mesa de linhas simples, com os pallets em sua cor natural e com tampo de vidro trazem muita sofisticação.

PalletsPalletsPallets

JARDIM

Os pallets são peças ideais para a montagem de jardins verticais, mas tome muito cuidado, faça o tratamento adequado da madeira para que ela resista bem à umidade. Outra opção é usá-los como o piso da área externa, isso vai dar um ar rústico e aconchegante. Se você for criativo e tiver grandes habilidades como marceneiro que tal montar um conjunto de área externa para o seu jardim?

Pallets
PalletsPalletsPallets

E então? Vamos montar nossos móveis de pallets?

Siga nas redes sociais
Luíza Carvalho

Luíza Carvalho

Luiza Carvalho é arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal do Piauí e pós graduanda em Design de Interiores e Ambientação pelo IPOG

Compartilhe essa notícia: